O jornalista americano Danny Fenster foi libertado da prisão nesta segunda-feira (15) em Mianmar e deixou o país, informaram seu empregador e a família, após

Redação Publicado em 15/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h31
O jornalista americano Danny Fenster foi libertado da prisão nesta segunda-feira (15) em Mianmar e deixou o país, informaram seu empregador e a família, após negociações entre o ex-diplomata americano Bill Richardson e a junta militar que governa o país.

Fenster, 37 anos, editor da revista online independente Frontier Mianmar, foi condenado a 11 anos de prisão na última sexta-feira (12), por incitação à violação das leis sobre imigração e reuniões ilegais, uma decisão que atraiu condenação internacional ao governo de Mianmar.
Fenster deixou o país com Bill Richardson em um vôo com destino ao Catar.
“Estamos muito gratos que Danny finalmente será capaz de se reconectar com seus entes queridos, que têm trabalhado pela sua liberdade todo esse tempo, contra todas as probabilidades”, disse o diplomata em comunicado.
Fenster estava entre dezenas de profissionais de imprensa detidos em Mianmar desde o golpe de 1º de fevereiro, que desencadeou uma onda de protestos contra o governo militar.
Os militares acusaram muitos meios de comunicação de incitar as mobilizações e divulgar informações falsas.
Não ficou claro se foram impostas condições para a libertação de Fenster, que foi preso enquanto tentava deixar o país em maio. A Embaixada dos Estados Unidos em Yangon não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Um porta-voz do conselho militar governante não respondeu também a um pedido da Reuters. O serviço da BBC em birmanês informou que o porta-voz confirmou a libertação de Fenster, mas não forneceu mais detalhes.
.
.
.
.
REUTERS
Leia também

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

Novo vazamento de gás no Centro de São Paulo acende alerta após tragédia no Jaguaré

Mulher salva homem preso nos trilhos segundos antes da passagem de trem no Paraná

James Rodríguez é criticado após interação com filha do presidente da Colômbia gerar repercussão

Após críticas, Romário muda posição e passa a defender fim da escala 6x1

“Deveria receber salário à altura do que eu trabalho pelo país”, diz ministro do STJ com remuneração de R$ 141 mil

Robô humanóide chuta criança e vídeo repercute na web

Chuva e risco de tempestades podem ameaçar estreia da Copa do Mundo 2026

Steven Spielberg diz que Estados Unidos levaram ET de Varginha para o país