Diário de São Paulo
Siga-nos
ASTRONOMIA

IMAGEM: Japão divulga 1ª foto da Lua feita por sonda

Japão foi o 5° país que conseguiu pousar uma sonda na Lua e começou a divulgar os resultados da missão

Japão foi o 5° país que conseguiu pousar uma sonda na Lua e começou a divulgar os resultados da missão - Imagem: Reprodução/Freepik
Japão foi o 5° país que conseguiu pousar uma sonda na Lua e começou a divulgar os resultados da missão - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 25/01/2024, às 12h54


A Agência Espacial do Japão (Jaxa) começou a divulgar resultados da histórica missão do país de exploração da Lua. Uma foto feita pela sonda não-tripulada "SLIM", do solo lunar, foi divulgada nesta quinta-feira (25) pela Universidade Doshisha, que participa do projeto.

Segundo o Metrópoles, a imagem mostra o acidentado terreno lunar e o módulo que levou as sondas japonesas até o satélite natural do planeta Terra.

A alunissagem - como é chamado um pouso na Lua -, ocorreu com sucesso na última sexta-feira (19), marcando um feito histórico para a ciência japonesa.

SLIM é uma sigla, em inglês, que significa Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua. Ele possui cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura. Ele levou duas sondas, sendo uma delas, a que tirou a foto, pouco maior que uma bola de tênis. A outra é um pouco maior que uma caixa de sapatos.

As duas foram desenvolvidas com a ajuda da empresa Sony e de uma fabricante de brinquedos.

Veja a imagem:

Compartilhe  

últimas notícias