Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Furacão 'catastrófico' obriga quase 2 milhões de pessoas a deixarem casas na Flórida

O fenômeno, que começou como uma tempestade, intensificou-se e está se aproximando dos Estados Unidos como um furacão

Furacão 'catastrófico' obriga quase 2 milhões de pessoas a deixarem casas na Flórida - Imagem: Reprodução | The Associated Press
Furacão 'catastrófico' obriga quase 2 milhões de pessoas a deixarem casas na Flórida - Imagem: Reprodução | The Associated Press

Marina Roveda Publicado em 30/08/2023, às 09h00


A tempestade Idalia, que se transformou em um furacão de categoria 1, provocou fortes chuvas em Cuba, resultando em inundações e deixando mais de 200 mil pessoas sem eletricidade. Embora ainda não haja relatos de mortes, a tempestade causou sérios danos à infraestrutura e à agricultura da região. As províncias mais afetadas foram Pinar del Río, Artemisa, Mayabeque e Havana, com cortes significativos no fornecimento de eletricidade.

Em particular, a produção de tabaco em Vueltabajo, uma região conhecida por produzir tabaco de alta qualidade em Cuba, foi prejudicada. Além disso, muitas casas que já haviam sido danificadas pelo furacão Ian no ano passado foram novamente atingidas pelas inundações.

O furacão Idalia também representa uma ameaça à costa oeste da Flórida, nos Estados Unidos. As autoridades declararam estado de emergência e ordenaram a evacuação de mais de 1,6 milhão de pessoas nas áreas costeiras em preparação para a chegada do furacão, que deve atingir a região com ventos de categoria 3. O governador da Flórida, Ron DeSantis, alertou para a possibilidade de tempestades que poderiam elevar o nível do mar em até 4,5 metros em algumas áreas, enfatizando a importância da evacuação.

Espera-se que o furacão Idalia continue afetando áreas ao longo da costa sudeste dos Estados Unidos nos próximos dias, causando chuvas intensas e ventos fortes.

A situação continua a ser monitorada de perto pelas autoridadeslocais e regionais.

Compartilhe  

últimas notícias