Diário de São Paulo
Siga-nos

Homem negro passa 6 dias preso nos EUA após polícia confundi-lo com suspeito branco

Um homem negro passou seis dias na prisão, no estado americano de Nevada, depois que a polícia o confundiu com um suspeito de mesmo nome que é branco e tem o

Homem negro passa 6 dias preso nos EUA após polícia confundi-lo com suspeito branco
Homem negro passa 6 dias preso nos EUA após polícia confundi-lo com suspeito branco

Redação Publicado em 25/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h08


Shane Lee Brown foi libertado da prisão depois que um juiz comparou fotos dos dois homens, segundo o processo judicial.

Um homem negro passou seis dias na prisão, no estado americano de Nevada, depois que a polícia o confundiu com um suspeito de mesmo nome que é branco e tem o dobro de sua idade, diz um processo judicial.

Shane Lee Brown, de 25 anos, foi preso em janeiro de 2020 durante uma blitz em que não apresentou sua carteira de motorista. A polícia de Las Vegas encontrou um mandado em seu nome.

Mas o mandado era, na verdade, para Shane Neal Brown, um homem branco de meia-idade com barba, alega a ação judicial.

O jovem não foi acusado de nenhum crime — e agora está processando os departamentos de polícia das cidades de Las Vegas e Henderson por danos. Ele pede uma indenização de US$ 500 mil.

Uma porta-voz da cidade de Henderson, em Nevada, disse à imprensa americana que o rapaz havia sido detido dentro da legalidade por dirigir com a carteira suspensa. E não fez referência à acusação de erro de identificação na ação judicial.

O processo afirma que os policiais pensaram erroneamente que Brown era Shane Neal Brown, um homem branco com cabelos castanhos, olhos azuis e barba.

Hoje com 51 anos, ele foi preso pela primeira vez por um crime em 1994, antes mesmo de o jovem Brown nascer, informa a imprensa americana.

Shane Lee Brown é cerca de 10 centímetros mais baixo que o homem mais velho, acrescenta o processo.

“Durante sua detenção ilegal, Shane Lee Brown explicou repetidamente a vários policiais e supervisores desconhecidos de Henderson que ele não era o ‘Shane Brown’ branco de 49 anos que era alvo do mandado criminal”, diz o documento judicial.

Ele acusa as autoridades de não adotar a “diligência devida” ao comparar sua foto com a imagem de arquivo do homem branco mais velho.

Shane Lee Brown acabou sendo libertado quase uma semana após ser preso, quando seu advogado fez um juiz comparar as duas fotos.

A polícia de Las Vegas descobriu oito dias após sua libertação que Shane Neal Brown havia sido preso no condado de San Bernardino, na Califórnia.

Ele compareceu ao tribunal no fim de janeiro e aceitou um acordo judicial. Não está claro se ele já estava sob custódia no momento da prisão do jovem.

Uma porta-voz da cidade de Henderson disse à rede NBC News que o rapaz foi “preso corretamente” por dirigir com a carteira suspensa, desacato ao tribunal e não pagar uma multa à cidade.

“O senhor Brown admitiu aos policiais que o prenderam que sabia que sua carteira de motorista estava suspensa e que tinha mandados de prisão por multas de trânsito em Henderson”, afirmou a porta-voz Kathleen Richards.

“O autor deste processo não apresentou todos os fatos e circunstâncias por trás de sua prisão legal e adequada por parte da polícia de Henderson, que serão aprofundados na resposta do procurador da cidade ao tribunal”

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias