Diário de São Paulo
Siga-nos
DESCOBERTA

Fim do mistério? Cientistas desvendam origem da pedra central do Altar de Stonehenge

Local desperta a curiosidade da humanidade há quase 4,5 mil anos

Cientistas desvenda origem da Pedra do Altar de Stonehenge - Imagem: Reprodução / X / @lacosmopolilla
Cientistas desvenda origem da Pedra do Altar de Stonehenge - Imagem: Reprodução / X / @lacosmopolilla

William Oliveira Publicado em 15/08/2024, às 12h11


Por meio de uma pesquisa, cientistas chegaram à conclusão de que a pedra central do monumento de Stonehenge, um dos pontos turísticos mais famosos do Reino Unido, têm origem na Bacia Orcadina, no nordeste da Escócia. As pedras teriam percorrido uma distância de 700 km.

“Conseguimos calcular, por assim dizer, a idade e as impressões digitais químicas de talvez uma das pedras mais famosas do monumento antigo mundialmente conhecido”, diz o geólogo Richard Bevins

Anteriormente, a ideia inicial era de que a pedra do monumento teriam vindo do sudoeste do País de Gales, mas a ideia foi descartada após uma análise da composição das rochas que identificou condições geológicas similares às pedras do solo escocês.

A pesquisa foi liderada por Anthony Clarke, que nasceu em Pembrokeshire, em galês, onde acreditavam inicialmente que a rocha teria vindo. Em entrevista à BBC, Clarke comentou sobre a descoberta, afirmando que não será "perdoado pelas pessoas em casa".

 "Será uma grande perda para o País de Gales", afirmou Clarke

Acreditava-se que a pedra maior do monumento também teria vindo do país, após a descoberta em 1923, realizada pelo geólogo galês Henry Herbert Thomas, que identificou que a composição das pedras azuis do monumento era oriunda de Pembrokeshire.

Compartilhe