Diário de São Paulo
Siga-nos

Explosão em mesquita deixa feridos no leste do Afeganistão

Uma explosão em uma mesquita deixou feridos na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante as orações desta sexta-feira (12). Uma autoridade

Explosão em mesquita deixa feridos no leste do Afeganistão
Explosão em mesquita deixa feridos no leste do Afeganistão

Redação Publicado em 12/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h55


Uma explosão em uma mesquita deixou feridos na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante as orações desta sexta-feira (12). Uma autoridade do Talibã confirmou a explosão à agência de notícias Reuters e que há vítimas, sem dar mais detalhes.

A Reuters fala em ao menos 12 feridos, incluindo o mulá local. A rede de televisão Al Jazeera aponta 15 feridos e afirma que foi um atentado a bomba. Já a agência France Presse diz que três pessoas morreram e 15 ficaram feridas, segundo um médico do hospital local.

A explosão ocorreu no distrito de Spin Ghar. A província de Nangarhar fica próxima à capital Cabul e sua capital é Jalalabad, uma das maiores cidades do Afeganistão.

Nangarhar é o principal bastião do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), braço afegão do grupo terrorista que é rival do Talibã.

Outros ataques

Ninguém assumiu a autoria da explosão desta sexta, mas o país tem sofrido com atentados desde o retorno do Talibã ao poder, em agosto — e os ataques têm sido reivindicados pelo EI-K.

Em 15 de outubro, uma explosão em uma mesquita em Kandahar, a segunda maior cidade do país, deixou mais de 30 mortos e 60 feridos.

Em 2 de novembro, um ataque ao maior hospital militar do Afeganistão deixou ao menos 19 mortos e 50 feridos no centro de Cabul, perto da antiga zona diplomática da capital afegã.

O comandante militar do Talibã em Cabul, Hamdullah Mokhlis, morreu no ataque. Mokhlis era membro da rede radical Haqqani e das forças especiais do grupo extremista.

.

.

.

.

g1

Compartilhe