Diário de São Paulo
Siga-nos
Aquecimento Global

“Estamos jogando roleta-russa com o nosso planeta” diz secretário-geral da ONU

António Guterres também afirmou que precisamos de "uma saída da rodovia para o inferno climático"

Pesquisas mostram novos recordes de calor a cada mês - Imagem: Reprodução / Freepik
Pesquisas mostram novos recordes de calor a cada mês - Imagem: Reprodução / Freepik

Gabriela Thier Publicado em 05/06/2024, às 15h32


Cientistas do observatório europeu, Copernicus, divulgaram nesta quarta-feira (5) que maio de 2024 foi o 12°(décimo segundo) mês consecutivo com recordes de calor no mundo, ou seja, um mês mais quente a cada período desde junho de 2023.

“É chocante, mas não surpreendente que tenhamos alcançado essa sequência de 12 meses. Estamos vivendo em tempos sem precedentes, mas também temos habilidades sem precedentes para monitorar o clima e isso pode ajudar a informar nossas ações.” diz Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus.

Os estudos consideram a temperatura média do ar do planeta e registraram maio deste ano como o mês mais quente da história, com uma média de 0,65°C a mais do que a média de 1991 até 2020.

Com,  de acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), isso aumenta as chances de que a temperatura média global ultrapasse o que os cientistas chamam de “limite seguro” nos próximos 5 anos.

O secretário-geral da ONU , António Guterres, afirmou em discurso que "Precisamos de uma saída da rodovia para o inferno climático." dizendo ainda, que a "batalha" contra o aumento da temperatura será vencida ou perdida nesta década.

Compartilhe  

últimas notícias