Diário de São Paulo
Siga-nos

Deputados do Irã apresentam condições para reativar acordo nuclear

Parlamentares iranianos estabeleceram seis condições para o renascimento do acordo nuclear iraniano de 2015 com potências globais em uma carta ao presidente

Deputados do Irã apresentam condições para reativar acordo nuclear
Deputados do Irã apresentam condições para reativar acordo nuclear

Redação Publicado em 20/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 16h06


Parlamentares iranianos estabeleceram seis condições para o renascimento do acordo nuclear iraniano de 2015 com potências globais em uma carta ao presidente Ebrahim Raisi publicada neste domingo (20), informou a agência estatal Irna.

O parlamento não votou nas condições propostas e o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, que conta com o apoio da linha-dura no comando do legislativo, tem a palavra final sobre a política nuclear do Irã e todos os outros assuntos de Estado.

“Temos que aprender uma lição com experiências passadas e colocar uma linha vermelha no interesse nacional ao não nos comprometermos com nenhum acordo sem antes obter as garantias necessárias”, explicam os parlamentares na carta.

A declaração surge em meio às etapas finais de negociação para reativar um acordo nuclear de 2015 de Viena, que pode levar a um acordo “muito em breve”, segundo um alto funcionário da União Europeia.

Tais condições colocadas pelos parlamentares em um momento crucial correm o risco de restringir o espaço de manobra dos negociadores iranianos em Viena e colocar em risco um acordo final.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias