Diário de São Paulo
Siga-nos

Covid-19: casos diários caem para menos de 100 mil na Coreia do Norte

País registrou, desde o fim de abril, cerca de 3,36 milhões de casoS

COVID-19
COVID-19

Redação Publicado em 28/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h46


País registrou, desde o fim de abril, cerca de 3,36 milhões de casos

A Coreia do Norte registrou menos de 100 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, pela primeira vez desde que o país confirmou oficialmente, em 12 de maio, a presença do SARS-CoV-2, informou a imprensa estatal.Conselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no AmazonasConselho do MP vai acompanhar investigação sobre mortes no Amazonas

Pouco mais de 88,5 mil pessoas desenvolveram possíveis sintomas de covid-19 nessa sexta-feira, cerca de 20.500 menos do que no dia anterior, publicou hoje a agência de notícias oficial KCNA.

A Coreia do Norte já registrou, desde o fim de abril, cerca de 3,36 milhões de casos de pessoas com “febre” (termo usado pelo regime para casos suspeitos, devido à falta de capacidade de teste).

Cerca de 3,15 milhões já se recuperaram e perto de 203 mil pessoas estão atualmente recebendo tratamento, segundo a KCNA.

A agência elogiou a resposta das autoridades ao novo coronavírus, que inclui confinamentos em municípios e centros de trabalho, e considera que a queda gradual de novos casos comprova o sucesso.

No entanto, imagens obtidas por satélite ou captadas a partir das fronteiras com a Coreia do Sul ou com a China sugerem que não houve confinamento e que os cidadãos teriam sido aconselhados a apenas sair de casa para trabalhar e quando fosse estritamente necessário.

Os números publicados indicam uma propagação surpreendentemente rápida do novo coronavírus (13,6% da população nacional já teriam sido infetados) e uma mortalidade relativamente baixa em um país que não tem vacinas: apenas 69 mortes.

Os serviços de inteligência sul-coreanos acreditam que muitas dessas “febres” podem ser outras doenças, como sarampo ou febre tifoide.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ao regime que partilhe dados sobre o surto e manifestou preocupação sobre os efeitos que a covid-19 pode ter numa população que já sofre de outros problemas de saúde.

Especialistas acreditam que a Coreia do Norte, que não administrou uma única vacina e teve as suas fronteiras fechadas desde o início de 2020, não está disposta a aceitar doações de imunizantes contra a covid-19.

Agencia Brasil
Compartilhe  

últimas notícias