Diário de São Paulo
Siga-nos
NORUEGA

Baleia suspeita de ser "espiã russa" é encontrada morta

Carcaça do animal foi encontrada por pai e filho que estavam pescando no momento

Baleia suspeita de ser "espiã russa" é encontrada morta - Imagem: Reprodução / Wikipedia
Baleia suspeita de ser "espiã russa" é encontrada morta - Imagem: Reprodução / Wikipedia

William Oliveira Publicado em 02/09/2024, às 12h13


No último sábado (31), uma baleia beluga apelidada de "Hvaldimir" foi encontrada morta em águas norueguesas por alguns pescadores que estavam na área. A baleia ficou famosa por ter aparecido no país pela primeira vez em 2019, suspeita de ter sido treinada pelos russos como espiã.

De acordo com a TV pública norueguesa NRK, a carcaça da baleia foi encontrada flutuando na Baía de Risavika, no sul da Noruega. A baleia foi retirada da água com o auxílio de um guindaste e será encaminhada para um porto próximo, onde especialistas irão examiná-la.

"Infelizmente encontramos Hvaldimir flutuando no mar. Ela faleceu, mas não está imediatamente claro qual é a causa da morte", afirmou o biólogo marinho Sebastian Strand à NRK.

Quando a baleia apareceu pela primeira vez na costa do país, as autoridades norueguesas sugeriram que o animal poderia ter sido treinado pela marinha russa, pelo seu comportamento familiarizado com humanos. A marinha russa é conhecida por treinar baleias para fins militares.

Hvaldimir tinha 4,2 metros de comprimento e 1.225 kg, sendo avistada pela primeira vez na ilha de Ingøya, no norte do país, em abril de 2019. A baleia apareceu utilizando um cabresto e com uma fivela com o texto "Equipamento São Petersburgo".

Compartilhe