Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta Máximo

Tufão "extremamente forte" atinge o Japão e deixa três mortos

Fenômeno provocou a evacuação de milhões de pessoas de suas casas

Tufão "extremamente forte" atinge o Japão e deixa três mortos - Imagem: Reprodução / X / @hbj_r77032
Tufão "extremamente forte" atinge o Japão e deixa três mortos - Imagem: Reprodução / X / @hbj_r77032

William Oliveira Publicado em 29/08/2024, às 08h59


Nesta quinta-feira (29), o tufão Shanshan, classificado como extremamente forte, atingiu a costa sul do Japão, na ilha de Kyushu, e provocou a morte de três pessoas. O governo japonês vinha se preparando para o impacto do fenômeno há quase duas semanas.

Anteriormente, o porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, havia alertado que o Shanshan, "extremamente forte", traria "ventos violentos, ondas altas e uma tempestade em níveis nunca vistos por muitas pessoas".

Devido à intensidade do fenômeno, milhões de pessoas tiveram de deixar suas residências por conta da passagem do tufão, que agora, de acordo com o Departamento Meteorológico Japonês, avança para a província de Kagoshima, na ponta sul do Japão.

Em decorrência do fenômeno, três pessoas morreram devido a um deslizamento de terra causado pelas tempestades, em Gamagori. Segundo as agências de notícias locais, um casal de cerca de 70 anos e seu filho morreram no local.

Segundo as autoridades, na região foram registrados ventos de 252 quilômetros por hora e, segundo a Agência Meteorológica Japonesa, irá chover metade da quantidade anual de chuva que costuma cair na região.

A tempestade também causou fortes chuvas em outros locais do país, provocando um deslizamento de terra na cidade de Gamagori na terça-feira (27), que soterrou uma casa onde residia uma família de cinco membros.

Compartilhe