Diário de São Paulo
Siga-nos

Ao completar um ano da explosão em Beirute, papa promete visita

Em sua primeira audiência geral, após cirurgia no intestino há um mês, o papa Francisco disse nessa quarta-feira (4), quando completou um ano da explosão em

Ao completar um ano da explosão em Beirute, papa promete visita
Ao completar um ano da explosão em Beirute, papa promete visita

Redação Publicado em 05/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h15


Acidente matou 200 pessoas e causou muitos danos

Em sua primeira audiência geral, após cirurgia no intestino há um mês, o papa Francisco disse nessa quarta-feira (4), quando completou um ano da explosão em Beirute, ter grande vontade de visitar o Líbano.Ao completar um ano da explosão em Beirute, papa promete visitaAo completar um ano da explosão em Beirute, papa promete visita

O papa, de 84 anos, que parecia em forma e improvisou partes do discurso, também desejou sucesso aos esforços do presidente francês, Emmanuel Macron, para arrecadar mais de US$ 350 milhões em ajuda ao Líbano, em uma conferência de doadores, e fez novo alerta para sua classe política em conflito.

A enorme explosão química no Porto de Beirute matou 200 pessoas e custou bilhões de dólares em danos.

Francisco, que se pronunciou no salão de audiências do Vaticano, disse que muitos no Líbano, que é atingido por uma depressão financeira e enfrenta sua pior crise social em 30 anos, perderam “até a ilusão de viver”.

Os doadores deveriam ajudar o Líbano “em um caminho de ressurreição”, disse, pedindo “gestos concretos, não só palavras”, porque muitos que perderam lares e empregos estão cansados e desiludidos.

“Queridos libaneses, meu desejo de visitá-los é grande. E não me cansarei de orar por vocês para que o Líbano volte a ser uma mensagem de irmandade, uma mensagem de paz para todo o Oriente Médio”, afirmou.

O secretário das Relações Exteriores do Vaticano, arcebispo Paul Gallagher, disse no mês passado que a visita ao Líbano poderia ocorrer no final deste ano ou no início do próximo. Ele deu a entender que o papa poderia ir até sem um governo no poder.

.

.

.

REUTERS

Compartilhe  

últimas notícias