Diário de São Paulo
Siga-nos
Pedra preciosa

Âmbar-gris: pedra rara é encontrado dentro de baleia; veja quanto ela vale

Ele tem cerca de 9kg e 60 cm de diâmetro

Âmbar-gris: pedra rara é encontrado dentro de baleia; veja quanto ela vale - Imagem: reprodução ULPGC
Âmbar-gris: pedra rara é encontrado dentro de baleia; veja quanto ela vale - Imagem: reprodução ULPGC

Vitória Tedeschi Publicado em 06/07/2023, às 10h20


Uma grande pedra de âmbar-gris, um material raro e valioso, produzido no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes e usado na indústria de perfumes, foi encontrada na Espanha no fim de maio.

A peça foi encontrada após uma baleia ser encontrada morta na praia de Nogales, na ilha de Las Palmas. Ela foi levada para uma Universidade de Las Palmas, no dia seguinte, por veterinários forenses que fizeram uma necrópsia do cetáceo e encontraram a pedra que tinha cerca de 9 quilos.

O âmbar-gris é uma pedra considerada valiosa e rara por ser produzida no sistema gastrointestinal das baleias cachalotes, que não pode ser caçada e é classificada vulnerável para extinção. Além disso, está avaliada em até US$ 500 mil (R$ 2,6 milhões), conforme o jornal espanhol "El Mundo".

A pedra possui uma textura cerosa e varia em cor, desde tons claros e acinzentados até tons mais escuros e negros. De acordo com a descrição da mesma universidade, inicialmente, quando é expelido, o âmbar-gris tem um cheiro aceitável e forte, mas ao longo do tempo e com a exposição ao ar, o odor se torna mais suave e agradável, muitas vezes sendo descrito como uma mistura de tabaco, almíscar e madeira.

Vale citar que, há séculos o âmbar gris é considerado um produto de luxo: já foi usado em cerimônias religiosas, ou como afrodisíaco no Oriente Médio, ou como produto culinário fino na China e como ingrediente em poções medicinais tradicionais. Mas atualmente a substância é usada principalmente pela indústria de perfumes.

Compartilhe  

últimas notícias