Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Summer Breeze se firma como o melhor festival de heavy metal

Summer Breeze se firma como o melhor festival - Imagem: Reprodução / Wellington Penilha | Acervo M.E
Summer Breeze se firma como o melhor festival - Imagem: Reprodução / Wellington Penilha | Acervo M.E
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 09/05/2024, às 06h00


O Summer Breeze vem se firmando como o maior festival de música pesada no Brasil. A segunda edição aconteceu em São Paulo entre os dias 26 e 28 de abril deste ano.

A marca é original da Alemanha, onde está situada a cidade de Dünkesbühl, que sedia o festival em sua área rural.

Em nosso país o festival aconteceu no memorial da América Latina. Destaque para a ótima infraestrutura do festival, que contou com 4 palcos, onde se distribuíram mais de 50 bandas. Havia facilidade de acesso a todos os espaços, boa quantidade de banheiros disponíveis (e limpos), facilidade para alimentação e fornecimento gratuito de água durante todo o período do festival.

E tal medida se mostrou absolutamente essencial no calor escaldante que assolou as áreas do festival nos três dias.

Na sexta-feira, os fãs de música pesada se esbaldaram com Sebastian Bach, Mr. Big, Exodus, Gene Simmons Band e muitos outros.

No sábado foi a vez do metal mais melódico. As atrações principais foram os holandeses do Epica e do Within Temptation, ao lado do Hammerfall. Os fãs lotaram os espaços dos dois palcos principais e cantaram cada vírgula dos principais sucessos de cada um dos três headliners.

No mesmo dia tivemos os brasileiros do Angra, que têm uma ampla e forte base de fãs no Brasil. O mesmo se diga do Gamma Ray, banda liderada pelo pai do heavy metal melódico: Kai Hansen (que também é fundador e integrante do maior expoente do estilo, o Helloween).

Surpresa agradável foi a inclusão dos thrasers do Forbidden, que estrearam em aplcos brasileiros em grande estilo. A banda Noturnall fez um excelente show, mas padeceu com a dispersão do público no horário em que entrou no palco. Thiago Bianchi (vocal), Henrique Pucci (bateria), Saulo Xacol (baixo) e Mike Orlando (guitarra) fizeram uma excelente apresentação, mas mereciam mais público.

No domingo os destaque ficaram por conta das bandas que optam por uma abordagem mais obscura da música pesada, como o esperado headliner Mercyful Fate. Destaque especial para a banda de um dos fundadores da banda Sepultura, Jaiiro Guedz , que com seus companheiros do The Troops of Doom (Alex Kafer – baixo; Marcelo Vasco~guitarra; e Alê Oliveira-bateria) conquistou mais um espaço.

Vale destacar também a apresentação do Torture Squad, que contou com a participação especial da cantora americana Leather Leone e seu guitarrista Vinnnie Tex (ao lado de Amílcar Christófaro, Castor, May Puertas e René Siminonato).

Torcemos para que o Summer Breeze se se consolide definitivamente no Brasil. 

Compartilhe  

últimas notícias