Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

South Summit 2023

South Summit 2023 - Imagem: Acervo Pessoal
South Summit 2023 - Imagem: Acervo Pessoal
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 30/03/2023, às 09h51


Localizado na capital do Rio Grande do Sul , com 1.5 milhões de habitantes Porto Alegre é um dos grandes polos tecnológicos do Brasil.

Tenho o  privilégio de acompanhar a segunda edição do South Summit , talvez o maior evento de inovação do país, com o objetivo de fomentar o ecossistema da inovação, conexões entre startups, empresas e fundos de investimento globais, para gerar oportunidades de negócios e conexões de alto valor.

O South Summit Brazil traz as principais tendênciase inovações que marcam o presente e marcarão o futuro da indústria nacional e internacional. 

A primeira edição aconteceu em maio de 2022, e reuniu mais de 500 palestrantes, nacionais e internacionais.

Durante três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2.500 reuniões 1:1 de negócios, entre cerca de 8.500 empresas, e 3.300 startups, apresentando seus negócios.

Foram aproximadamente 450 investidores presentes no South Summit Brazil 2022, incluindo mais de 90 fundos, sendo 20 internacionais, com uma carteira total de investimentos que somou mais de US$ 65 bilhões, disponíveis para investimentos em negócios na América Latina.

Para 2023, a previsão é de que os três dias de evento recebam em torno de 20.000 pessoas, com quase 900 speakers, em seus mais variados segmentos e modelos de negócios disruptivos.

*Entrando no mérito experiência presencial, o South Summit 2023 está acontecendo no tradicional Cais Mauá.

Abandonado por muito tempo, mas totalmente restaurado, o Cais Mauá situa-se à beira do rio Guaíba, o que trouxe um charme especial para esse grande evento.

Sobre os temas mais abordados estão:

  • tecnologias voltadas para o setor público, como por ex: cidades inteligentes;
  • 5G;
  • jornada do cliente;
  • inteligência artificial;
  • growf e scaleup

*Estão presentes no evento nomes como: Luiza Trajano , Nizan Guanaes e João Kepler, um dos principais nomes do ecossistema das startups do Brasil e fundador da Bossa Nova, que hoje investe em mais de 1000 negócios simultâneos.

Outro destaque do evento  foi a Competição de Startups que chegou em sua segunda edição, batendo recordes.

Ao todo foram mais de duas mil startups inscritas; o dobro alcançado no ano anterior. Originárias de 86 países como: Azerbaijão, Estados Unidos, Israel, Espanha, Alemanha, Camarões, Hong Kong, Indonésia, Ucrânia, Zimbabwe, Nepal, Austrália, Ucrânia, Paquistão, Chile, Colômbia e Argentina, a ampla adesão corresponde a 44% dos países de todo mundo, reforçando o caráter global do evento.

Entre as empresas nacionais, estão confirmadas representantes de quase todos os estados brasileiros, com destaque para Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O prazo para o cadastramento terminou no último dia 16 de janeiro, e foram aceitos projetos de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. 

A ABES, apoiadora institucional do evento, participou intensamente da divulgação da Startup Competition. 

Após a inscrição, os participantes passaram por um processo de seleção, realizado por um comitê de renomados especialistas nacionais e internacionais, com base em critérios como: inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores.

Tiveram destaque as Startups; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Time. Além da participação no evento e da ampla visibilidade na mídia, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch. 

O Rio Grande do Sul está representado com 26% das startups inscritas.

E como conclusão, não podemos deixar de elogiar o quão colaborativo é o evento.

A mobilização dos colaborares e a junção de forças (público - privado ) resultaram em uma atmosfera única e agradável.

Parabéns a realizadora 4all! O South Summit é, sim, um sucesso!

Compartilhe  

últimas notícias