Diário de São Paulo
Siga-nos
Bate-Papo com Marauê

Crescimento econômico do Pará impulsiona conexões empresariais com São Paulo

Com o objetivo de fomentar parcerias e destacar o potencial do Pará, Belém Negócios realiza evento em São Paulo reunindo empresários de destaque.

Crescimento econômico do Pará impulsiona conexões empresariais com São Paulo - Imagem: Divulgação
Crescimento econômico do Pará impulsiona conexões empresariais com São Paulo - Imagem: Divulgação
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 11/09/2024, às 10h17


Com uma economia robusta baseada em commodities minerais e agropecuárias, o Pará tem se destacado no cenário nacional. Em 2021, o estado registrou um PIB de R$ 262,9 bilhões, crescendo acima da média nacional e consolidando-se como o décimo maior do país. Este crescimento contínuo reflete o potencial econômico do estado, que atrai cada vez mais a atenção de investidores e empresários.

Conectando empresários de São Paulo e Belém

Diante desse cenário positivo, a plataforma Belém Negócios promoverá em 27 de setembro, em São Paulo, um evento que reunirá empresários de destaque de Belém e São Paulo, com o objetivo de promover novas parcerias comerciais e fomentar o networking qualificado entre as empresas.

Rodrigo Souza, fundador do projeto, explica a importância do evento: "Há muitos investidores interessados em produtos amazônicos e no mercado paraense, especialmente com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontecerá em Belém. Empresários de São Paulo querem entender as oportunidades e como a região está se desenvolvendo".

O evento contará com apresentações estratégicas sobre a economia e o empreendedorismo no Pará, abordando temas como a COP-30, a indústria paraense e produtos amazônicos. Entre os participantes confirmados está Leopoldo Couceiro, CEO da Quadra Engenharia, empresa com 45 anos de atuação e referência no setor de construção.

Sustentabilidade e investimentos

O uso sustentável da floresta amazônica como propulsor de desenvolvimento econômico está na agenda do governo do Pará e será um dos temas centrais da COP-30. O estado receberá mais de R$ 40 bilhões em investimentos, principalmente para obras do Novo PAC, além de empréstimos do BNDES e do BID para projetos que visam deixar um legado social e ambiental.

Crescimento de empresas no Pará

A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) reportou a abertura de 281.143 novas empresas entre 2021 e 2024, evidenciando um ambiente de negócios dinâmico e em expansão.

O Belém Negócios Connection surge como uma oportunidade crucial para empresários de São Paulo e Belém explorarem novas parcerias e discutirem as potencialidades econômicas e ambientais do Pará, especialmente em vista da COP-30.

Serviço:

Evento Belém Negócios Connection

Data: 27 de setembro, das 9h às 19h

Local: Club Coworking, Av. Paulista, 2028 - Bela Vista, São Paulo - SP

Mais informações: www.belemnegocios.com/connection

Sobre o fundador do Belém Negócios 

Rodrigo Souza, 36, publicitário. Ele criou a Belém Negócios, plataforma criada em 2021, na capital paraense. A empresa registrou crescimento de 500% no 1º semestre de 2024, em comparação ao ano de 2023.

O segredo? Oferecer um produto que faz toda a diferença para quem quer alavancar ainda mais os negócios: networking. 

Criado a princípio como um site de conteúdo, especializado em compartilhar “o melhor em termos de empreendedorismo e novos negócios instalados em Belém do Pará e região”, o paraense de Oriximiná, cidade pertinho da divisa com o Amazonas, teve a ideia após um período de seis anos em São Paulo para fazer faculdade e ganhar experiência profissional. 


Planos de expansão

Após reunir 80% das maiores empresas de construção civil da região Norte no último mês de agosto, responsáveis pela geração de, no mínimo, 15 mil empregos, a plataforma pretende levar para São Paulo as duas principais construtoras do Pará, atraindo também grandes empresários do Brasil.

Com boas expectativas para realizar outros eventos com foco em bioeconomia e sustentabilidade - já mirando a COP-30 na capital paraense -, Rodrigo e sua equipe planejam expandir significativamente. Até o fim do ano, a Belém Negócios chegará a São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Brasília, com o objetivo de estender a ‘bandeira do empreendedorismo’ para outras regiões do país.

“Estou há três anos nesse mercado, não tenho ‘sobrenome’, minha família é do Interior. Mas acredito que, ao trabalhar com três pilares - credibilidade, confiança e pertencimento - conseguimos alcançar o público certo e as parcerias certas, nos posicionando como uma comunidade inovadora de negócios que reúne as principais empresas da região Norte.”

Compartilhe