As recentes decisões da Justiça e da diplomacia evidenciam tensão política

por Leandro Mazzini
Publicado em 25/06/2025, às 12h40
Por Leandro Mazzini
Com Carol Purificação e Alexandre Braz
O Tribunal Constitucional da Itália, o equivalente ao STF do Brasil, analisou em plenário ontem se o princípio do “direito de sangue” na obtenção da cidadania está de acordo com a Constituição Italiana. A nova lei , aprovada há semanas no Governo de Giorgia Meloni, é considerada necessária por muitos no país europeu, para frear a entrada de estrangeiros descendentes de qualquer grau de italianos, ao passo que apontada inconstitucional por outros, como alguns juristas. Até a noite de ontem a decisão da Corte não fora divulgada. Se o Tribunal confirmar a validade do modelo anterior, as novas restrições poderão ser contestadas judicialmente. Caso confirme a nova lei, vai restringir o acesso ao benefício a filhos e netos de italianos. No Brasil, centenas de milhares de processos para cidadania italiana estão à espera da decisão da Corte ou de flexibilização da nova lei pelo Parlamento em Roma.
Governador em exercício do Rio, Rodrigo Bacellar (União) enviou à Mesa da ALERJ o PL do Estatuto das Blitzes, para organizar as operações de trânsito, evitando que motoboys e vendedores de quentinhas, por exemplo, sejam prejudicados nas ações. Em muitas situações eles têm veículos apreendidos e ficam sem as mercadorias. A proposta é dos deputados Alan Lopes (PL), Filippe Poubel (PL) e Rodrigo Amorim (União).
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Congresso e nome do presidente Lula da Silva ao Governo de Minas, teria enviado recado para a cúpula do Progressistas e ao presidente da Câmara, Hugo Motta: enfatizou que Tarso Duarte de Tassis, Vice-Presidente de Negócios de Atacado da Caixa, é seu amigo pessoal.
Na Cúpula do G7, no Canadá, Lula da Silva não foi grosseiro apenas com os líderes do grupo – o Brasil não é parte do G7 e o presidente lá chegou afirmando que o grupo não deveria existir. Lula foi deselegante, segundo testemunhas, também com o embaixador do Brasil, Carlos França, ignorado desde a sua aterrissagem. França foi ministro das Relações Exteriores nos dois últimos anos do mandato do inimigo Jair Bolsonaro.
Na semana passada, em Washington DC, o chanceler de fato Celso Amorim foi desmoralizado por Dan Baer, ex-embaixador dos EUA na Organização para Segurança e Cooperação da Europa, ao comparar a pena de morte nos EUA com a repressão às mulheres no Irã. Amorim tentou relativizar as violações de direitos humanos cometidas pelo regime iraniano, onde meninas são obrigadas a usar hijab.
O Brasil exportou para a Europa e a Ásia 486 T de frutas nos primeiros cinco meses de 2025, alta de 24% comparada ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O faturamento foi de U$S 548,7 milhões, 12,3% superior em relação ao mesmo período de 2024.
#SBPC/ML inscreve trabalhos para Congresso 2025, que será de 16 a 19/9, no RioCentro (RJ). #EUCAPACITO oferece cursos gratuitos de tecnologia. #Where lidera debate sobre vendas no GRI Loteamentos & Comunidades Planejadas 2025, dias 24 e 25 /6, no Hotel Renaissance (SP). #COMPOL 2025 terá palestras com Michel Temer, Guto Araujo e Marcelo Natale em SC, de 24 a 26/6,. #Embracon participa da ABF Franchising Expo2025 e projeta 200 franqueados até fim do ano. #CCEE* lança hub educacional para o setor elétrico.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo