Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

A senadora Augusta Brito (PT-CE) apresentou PL que tipifica o crime de assédio sexual no trabalho

A senadora Augusta Brito (PT-CE) apresentou PL que tipifica o crime de assédio sexual no trabalho
A senadora Augusta Brito (PT-CE) apresentou PL que tipifica o crime de assédio sexual no trabalho
Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

por Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Publicado em 28/06/2023, às 21h38


Bolsonaro e Cid na CPI

A tensão aumenta a cada dia na CPMI dos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. Os governistas ficaram animados com os últimos depoimentos prestados ao colegiado e aguardam a análise da Policia Federal sobre os financiadores do movimento de direita para convocar para depor o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de Ordems militar, coronel Mauro Cid, que está preso. O consenso entre os governistas é que, com a iminente cassação de direitos políticos de Bolsonaro pelo TSE, ele perde a aura protetora do próprio partido. Mas os bolsonaristas na comissão preparam a resistência.

Portas fechadas

As Regiões Norte e Nordeste foram as que menos receberam refugiados venezuelanos interiorizados, desde o início da Operação Acolhida pelo Governo federal em 2018. Amapá abriu as portas para apenas oito pessoas, e o Piauí e Alagoas receberam 18, cada.

Abriram a porteira

O Governo do Brasil não faz ideia de quantos são os donos e onde estão as terras compradas por estrangeiros no País. Há três meses o INCRA não responde um simples requerimento do deputado Paulo Fernando (Rep-DF). Entre portas, no órgão, a situação é pior. Não há qualquer levantamento neste sentido. Total descontrole.

Questão de honra

A senadora Augusta Brito (PT-CE) apresentou PL que tipifica o crime de assédio sexual no trabalho. Prevê pena de detenção de até dois anos para quem “manifestar conduta de conotação sexual, fisicamente ou por palavras, gestos ou outros meios, proposta ou imposta à pessoa contra sua vontade, no exercício profissional ou em razão dele, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual”.

Colméia na soja

Experimentos do pesquisador Luiz Gazzoni, da Embrapa, mostraram que a produtividade da soja cresce, em média, 13% quando a lavoura registra a presença de abelhas durante a florada. Mesmo sendo uma planta que se autopoliniza, o trabalho das abelhas aumenta de dois para quatro o número de sementes por vagem, o que representa ganho extra de mil reais por hectare para o produtor.

Peritos

Fortaleza será a capital latino-americana da investigação criminal de 28 de junho a 1º de julho, quando receberá a 7ª Conferência da International Association of Prosecutors na América Latina. Participam da organização a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, que tem 16 mil associados, e o Ministério Público do Ceará. Em debate, temas como direitos fundamentais, Estado de Direito e combate à criminalidade.

ESPLANADEIRA

#Senado homenageia Santos Dumont pelos 150 anos de seu nascimento. #Vale firmou compromisso de investimento com o Instituto Inhotim em MG. #Governo do Rio de Janeiro convoca 443 novos professores para rede estadual. #Lareira Original recebe clube de livros amanhã na Tijuca (RJ). # Dados do Sebrae mostram que mais de 6 milhões de empresas oferecem cashback no Brasil. #Pesquisa Ipsos indica que eleitorado latino americano defende maior representatividade LGBTQIA+ na política. #Deputada Renata Abreu quer autorizar o uso do FGTS para pagar pensão alimentícia.

Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA.

Compartilhe  

últimas notícias