Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Tarcísio atende prefeitos, nova mesa diretora na Câmara e a “teimosia” do ex-ministro Sales

Palácio dos Bandeirantes. - Imagem: Reprodução | Record TV
Palácio dos Bandeirantes. - Imagem: Reprodução | Record TV
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 15/12/2023, às 08h08


Fotos e verbas

Quem passar perto do Palácio dos Bandeirantes na manhã desta sexta vai perceber movimentação acima do normal, o que costuma causar problemas no trânsito. É que 251 prefeitos vão, um por um, assinar convênios (e tirar fotos) com o governador Tarcísio de Freitas. É o quarto evento do tipo realizado desde o final de novembro. Os convênios distribuíram R$ 476 milhões de reais para 426 prefeitos cumprirem algumas de suas promessas de campanha.

Hexa

Milton Leite será eleito hoje para o seu sexto mandato como presidente da Câmara Municipal, o quarto consecutivo. Milton e Antonio Sampaio, que foi três vezes presidente nas décadas de 1980 e 1990, são os únicos a ocupar o cargo mais de uma vez. 

Vice

Foi só no final da tarde de ontem que o PSDB decidiu quem será “o novo vice do Milton”. Os veteranos Gilson Barreto e Aurelio Nomura tentaram se viabilizar, mas prevaleceu a estratégia de João Jorge, que se aproximou do líder do governo Fábio Riva, aumentou a presença na tribuna e conquistou a presidência da CPI da Enel.

Acordo

Vereadores de PT e PSOL já começaram a cobrar o cumprimento do “acordo de equilíbrio” entre oposição e situação, também na hora da criação de CPIs. A discussão é se a CPI da Enel, proposta primeiro pelo PT, mas com requerimento governista aprovado por unanimidade, furou ou não a fila de indicações. Se não furou fila a próxima CPI da casa seria indicada e presidida pela oposição. Saberemos só no ano que vem.

Subprefeituras

A influência dos vereadores nas 32 subprefeituras é notória e qualquer problema numa delas vira conversa de corredor no Palácio Anchieta. A bola da vez é a subprefeitura de Santana, que além de ser uma das campeãs de reclamações não resolvidas no 156, tem seu subprefeito respondendo a pelo menos 3 processos sigilosos na corregedoria do município. Ele foi indicado pela vereadora Ely Teruel. Um dossiê sobre o caso circula na câmara e já está nas mãos do ex-vereador e deputado federal Delegado Palumbo, que foi responsável pela prisão da ex-subprefeita da Lapa.

Teimosia

As recentes indicações de Bolsonaro de que pode apoiar a candidatura de Ricardo Sales à prefeitura tem feito o ex-ministro se comportar como virtual candidato do PL. Esse movimento é classificado como “teimosia” por um influente deputado federal do partido. “O Sales tem dificuldade de entender que o Ricardo que será apoiado pelo PL é o Nunes, não ele. E que isso só vai mudar se o Valdemar (Costa Neto) mandar, não adianta ele ou o Bolsonaro quererem”.

Como assim?

Moradores da Chácara São Luiz e da Granja Julieta estão inconformados com a determinação do Ministério Público para que a subprefeitura de Santo Amaro abra para o trânsito de veículos o acesso que liga os dois bairros pelas ruas Renato Bellanti e Calicut, que são estritamente residenciais. No local há um parque linear, com árvores plantadas há décadas, por onde só passam pedestres e bicicletas. Já há ações judiciais contra a medida. A Subprefeitura de Santo Amaro suspendeu momentaneamente a remoção das árvores e adiou a entrada das máquinas que irão destruir o jardim de chuva para cumprir a determinação da 2ª Promotoria de Habitação e Urbanismo.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias