Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Protesto no centro, o caso do Padre Júlio, um recado para o Kim e uma história de Carnaval

Guinchos. - Imagem: Divulgação / União Nacional dos Guinchos
Guinchos. - Imagem: Divulgação / União Nacional dos Guinchos
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 09/02/2024, às 08h24


Protesto pré-folia

A partir das 7h desta sexta-feira de pré-carnaval começa a concentração de guincheiros, empresários e trabalhadores de pátios, peritos, leiloeiros e o pessoal do chamado “desmanche legal”. Vão protestar em frente à sede do Detran SP contra o fim dos leilões de veículos apreendidos, que vai completar um ano. Os representantes da cadeia produtiva argumentam que o faturamento caiu mais de 90% no último ano e que, por enquanto, 5 mil trabalhadores foram demitidos.

Perdeu, perdeu...

Sem os leilões, o mercado legalizado de peças automotivas usadas está sem matéria prima. Brecha para a bandidagem, que desmancha motos e carros roubados e abastece um mercado criminoso. Roubos e furtos desses veículos aumentaram mais de 30% no ano passado.

Não vá de carro para o centro

A sede do Detran fica na Rua Boa Vista, que é fechada ao trânsito de veículos. Mas dá pra imaginar o que vai acontecer na cidade com centenas de guinchos circulando pelo centro num dia como hoje.

Coroinha depõe

O jornalista Cristiano Stanisci Gomes, que afirma ter sido molestado sexualmente pelo Padre Júlio Lancelotti em 1987, quando tinha 11 anos, presta depoimento hoje, as 14h30, na Cúria Metropolitana, na investigação da Igreja Católica sobre a conduta do sacerdote. O convite foi assinado pelo Padre Everton Moraes, coordenador da Comissão de Tutela de Menores da Arquidiocese de S. Paulo.

Uma vez MBL...

O vereador Rubinho Nunes, que propôs a CPI para investigar as ONGs, tem sido acusado de tirar vantagem eleitoral no caso do padre, trazendo uma investigação criminal para o legislativo, que não tem competência para isso. Luna Zarattini disse que Rubinho usa métodos do MBL. “Eu saí do MBL há dois anos”, respondeu Rubinho. “Mas o MBL não saiu de você”, retrucou a vereadora.

Por falar em MBL, recado

O recado de Milton Leite para Kim Kataguiri, que insiste na pré-candidatura à prefeitura pelo União Brasil, foi irônico e sutil. Provocado por Senival Moura, que apostou em seu nome para ser vice de Ricardo Nunes, o presidente da Câmara Municipal mandou essa “Eu sou sempre democrático, eu irei à convenção. E na convenção municipal eu não sei o que pode dar. É difícil essa disputa”, afirmou sorrindo o cacique do União.

A regra é negar

Pelo menos 34 mil pessoas tiveram o benefício de isenção de IPVA negado em 2022 e 2023. A isenção é exclusiva para pessoas com deficiência. Dessas, 10 mil recorreram, 2 mil tiveram os recursos indeferidos e apenas 500 conseguiram o benefício. As demais aguardam resposta do Governo do Estado, que nunca chega. Abrão Dib, da ANAPCD, afirma que o Estado não treinou os novos peritos credenciados e que a associação está à disposição para ajudar quem foi prejudicado.

Amigo

Secretário da Casa Civil, Arthur Lima nomeou o sócio, Carlos Augusto Duque Estrada, para o Conselho de Administração da Desenvolve SP. O jornal O Estado de S.Paulo publicou reportagem à respeito em seu portal, mas apagou após algumas horas. Depois das explicações, ninguém mais considerou haver conflito de interesses na questão.

Baixo Augusta

Alê Youssef, ex-secretário de cultura de Bruno Covas e manda chuva do maior bloco da cidade, o Acadêmicos do Baixo Augusta, reclamou da organização do Carnaval desse ano. Parece não lembrar que o bloco que dirige foi multado em mais de 200 mil reais por atrasar em quase três horas o encerramento do desfile, em 2019. E que, como secretário, seu legado para o maior carnaval de rua do Brasil foi um inquérito para investigar o contrato de patrocínio assinado com a AMBEV, de 30 milhões de reais, para o Carnaval 2020. O contrato foi considerado vago pelo MP. Youssef não retornou as mensagens, nem atendeu o telefone.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias