Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Messias na mira no MP, samba sem teto e o calvário de Wagner Rosário

Messias na mira no MP, samba sem teto e o calvário de Wagner Rosário - Imagem: Reprodução / Gazeta de S. Paulo / Ettore Chiereguini
Messias na mira no MP, samba sem teto e o calvário de Wagner Rosário - Imagem: Reprodução / Gazeta de S. Paulo / Ettore Chiereguini
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 12/09/2025, às 09h45


Investigado

Em 2023 passei toda uma sexta-feira gravando com o vereador Marcelo Messias para o programa Olhar de Repórter, da Band, comandado pelo craque Marco Antonio Sabino. Duas vezes eleito, religioso, Messias começou a trabalhar aos 11 anos de idade, é pai de dois filhos e dentista – o primeiro a ser eleito vereador em SP. Agora é investigado pelo Ministério Público por incluir uma emenda em um projeto aprovado para permitir o leilão de uma rua e de uma viela adjacente em Santo Amaro, onde vivem 5 famílias e funcionam duas empresas. Meu palpite? Não vai dar em nada.

Bom senso

Isso porque sobrou para o prefeito Ricardo Nunes praticamente resolver a questão para o afiliado político, ao avisar que vai vetar qualquer emenda ao PL 673/2025 que permita a cessão de terrenos habitados. Sem emenda no PL, a investigação aberta pelo promotor Sílvio Marques, por improbidade administrativa, não deve ter maiores consequências.

Privilégio?

Os procuradores do município têm muito trabalho, isso é fato. Mas são “recompensados” como a única categoria do funcionalismo municipal que pode receber acima do teto constitucional, de R$ 36,3 mil. O salário médio dos procuradores gira em torno de R$ 45 mil mensais, recebem a cada dois anos R$ 22 mil para trocar celulares, computadores e tablets e, desde 2023, ganham outros R$ 3,5 mil mensais como reembolso de despesas médicas, suficientes para custear um bom plano de saúde. Muita gente ficou chocada com a aprovação do projeto, na terça, que permite a inclusão de dependentes no tal reembolso. Mas...

Continua (quase) igual

A Procuradoria Geral do Município avisou que o valor de R$ 3,5 mil continua sendo o limite máximo, só que agora os dependentes dos procuradores, inclusive os pais, poderão ser incluídos. Em tempo: a grana do reembolso vem do fundo de honorários advocatícios, que engorda toda vez que a prefeitura vence uma ação judicial. Por isso, segundo a PGM, não haverá aumento de despesas.

Vai-Vai sem teto

Desabrigada desde 2021, quando teve o terreno que ocupava no Bexiga há 50 anos desapropriado para obras de ampliação do metrô, a Vai-Vai vai continuar sem sede por mais algum tempo. É que as obras no novo terreno foram embargadas pela justiça em segunda decisão, porque nem a demolição do galpão que havia no novo terreno, muito menos a construção da nova sede, já iniciada, tinham alvará da prefeitura.

Alternativa

A Vai-Vai tentou uma permuta com a prefeitura, sem sucesso. Mas afirma continuar buscando formas de permanecer no Bexiga, seja com apoio da prefeitura, do estado ou da união. "Vale ressaltar que a escola segue lutando para preservar suas raízes ancestrais no bairro em que nasceu e se consolidou como um patrimônio cultural da cidade", diz a nota da escola.

Ritmo de festa

Na inauguração do CEU Silvio Santos sobrou para o chefe de gabinete do prefeito, Vitor Sampaio. Ele foi arremessado na piscina pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário de Trabalho, Rodrigo Goulart. Encharcado, “passou em casa e trocou de roupa antes de voltar ao batente”, disse Goulart à coluna, aos risos.

Calvário?

Já são duas semanas sem a Assembleia Legislativa aprovar a indicação de Wagner Rosário, ex-ministro da CGU no governo Bolsonaro, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. “Mas isso não vai virar um calvário. Quando a turma voltar do passeio na terra de Jesus, a gente resolve”, afirmou um deputado governista, em tom de crítica aos 9 parlamentares que estão em “viagem oficial” a Israel. O deputado pediu sigilo, por medo de represálias. “Apesar de eu estar 200% fechado com Tarcísio, essa turma gosta de perseguir quem faz qualquer tipo de crítica”, afirmou.

Comitiva

Viajaram para Israel, a convite da embaixada, os deputados estaduais Gil Diniz, Dani Alonso, Lucas Bove, Tenente Coimbra, Paulo Mansur e Capitão Augusto, do PL, além de Danilo Campetti (Republicanos), Capitão Telhada (PP) e Oseias de Madureira (PSD). O secretário da Casa Civil de Tarcísio, Arthur Lima, fecha a comitiva.


últimas notícias