Diário de São Paulo
Siga-nos

Verstappen leva 10ª pole de 2021 em Abu Dhabi e ganha força para título

Decisiva, a última classificação da Fórmula 1 em 2021 neste sábado teve Max Verstappen como mais rápido, garantindo a posição de honra no grid de largada do

Verstappen leva 10ª pole de 2021 em Abu Dhabi e ganha força para título
Verstappen leva 10ª pole de 2021 em Abu Dhabi e ganha força para título

Redação Publicado em 11/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h02


Circuito de Yas Marina passou por mudanças neste ano, mas nas edições anteriores, pole ganhou corrida; Hamilton ficou em segundo lugar, sucedido por Lando Norris

Decisiva, a última classificação da Fórmula 1 em 2021 neste sábado teve Max Verstappen como mais rápido, garantindo a posição de honra no grid de largada do GP de Abu Dhabi. O holandês da RBR, protagonista da briga pelo título e líder do campeonato de pilotos, anotou 1m22s109 em sua melhor volta, com 0s3 de vantagem sobre seu rival Lewis Hamilton. Lando Norris, da McLaren, garantiu o terceiro lugar.

Hamilton e Verstappen vieram do GP da Arábia Saudita empatados no Mundial: os dois somam 369,5 pontos. Porém, é o holandês quem tem a vantagem no critério de desempate de vitórias, com nove triunfos contra oito do rival. É a primeira vez que a disputa chega com tudo igual na última corrida do ano desde 1974, quando Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni disputaram o título.

Max Verstappen conquistou última pole da F1 em 2021, no GP de Abu Dhabi  — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Max Verstappen conquistou última pole da F1 em 2021, no GP de Abu Dhabi — Foto: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Recordista de pole positions em 2021, Verstappen largará da frente pela décima vez nesta temporada, marca que o holandês não alcançava desde o GP dos Estados Unidos em outubro.

Assim como nas classificações anteriores, a disputa se concentrou entre os protagonistas da briga pelo título. Palco da corrida deste domingo, o Circuito de Yas Marina passou por uma série de mudanças para torná-lo mais rápido e mais competitivo.

Max Verstappen na classificação do GP de Abu Dhabi da F1  — Foto:  Lars Baron/Getty Images

Max Verstappen na classificação do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Ainda assim, a primeira colocação se torna estratégica dado o histórico da pista, que não proporcionava grandes chances de ultrapassagem. O holandês é o atual vencedor da prova, triunfando em 2020 após largar da ponta.

Norris, que conquistou sua primeira pole da carreira no GP da Rússia deste ano, não largava da segunda fila desde a prova no Catar, há duas semanas. Ao seu lado, estará Sergio Pérez, da RBR. Carlos Sainz completa o top 5, à frente de Valtteri Bottas, colega de Hamilton na Mercedes.

Max Verstappen e Lewis Hamilton se cumprimentam após classificação do GP de Abu Dhabi da F1 em 2021 — Foto:  Peter Fox/Getty Images

Max Verstappen e Lewis Hamilton se cumprimentam após classificação do GP de Abu Dhabi da F1 em 2021 — Foto: Peter Fox/Getty Images

O resultado completo da classificação, porém, segue pendente, já que a direção de prova investiga dois lances envolvendo Pierre Gasly e Sebastian Vettel, e Daniel Ricciardo e Fernando Alonso; os pilotos da AlphaTauri e da McLaren bloquearam os rivais no final do Q2, impedindo-os de melhorar os tempos. A dupla acabou fora do Q3.

A largada do GP de Abu Dhabi será às 10h deste domingo (horário de Brasília). O ge acompanha a etapa em tempo real.

Resultado

Tempos finais do Q3 de Abu Dhabi — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

Tempos finais do Q3 de Abu Dhabi — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

Os três primeiros

VERSTAPPEN: “É claro que é uma sensação incrível… Estou extremamente feliz com isso, isso é o que queríamos, mas nunca é fácil, especialmente com a forma deles (Mercedes) nas últimas corridas”.

HAMILTON: “Max fez uma ótima volta e não pudemos responder a isso hoje. Ele merece totalmente a pole. Mas acho que estamos em boa posição com os nossos pneus amanhã, e esperamos uma boa corrida. Ainda estou na primeira fila e vamos navegar a partir daí”.

NORRIS: “Fui pole (na Rússia, em setembro) e não funcionou, as coisas estava um pouco desequilibradas! Fiz uma boa volta para ser terceiro, foi uma surpresa. Eu meio que só quero ver tudo se desenrolar, mas não quero me envolver muito”.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Hamilton carimbou sua vaga para o Q2 sem grandes ameaças. Com pneus macios, o britânico de cara já bateu o tempo estabelecido pelo rival nos minutos iniciais, anotando 1m23s266 e acompanhado por Bottas na segunda colocação.

Verstappen, que chegou a figurar em quarto lugar, conseguiu se aproximar do piloto da Mercedes ao anotar uma volta que o deixou com ínfimos 0s056 de desvantagem. Porém, Hamilton respondeu no fim com a melhor volta de 1m22s845, colocando 0s4 sobre o holandês da RBR – que também foi superado por Bottas.

Tempos finais do Q1 — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

A bandeira vermelha foi rapidamente sinalizada no meio do segmento para a remoção de um pino que divide a saída do pit lane. Arrancado por Mick Schumacher, ele foi arrastado até a pista por Norris.

ELIMINADOS

16º NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
17º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
18º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
19º MICK SCHUMACHER (HAAS)
20º NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Agora calçando pneus médios, Hamilton estabeleceu o tempo a ser batido com 1m23s185. Verstappen, que abriu volta ao mesmo tempo que o rival, ficou em segundo lugar a apenas 0s004 da volta do britânico. Atrás de Bottas, apareceu Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, sucedido respectivamente pela dupla da Alpine, Fernando Alonso e Esteban Ocon.

Enquanto Verstappen travou os pneus e escapou da pista na curva 4, Carlos Sainz colocou a Ferrari em primeiro – porém, com pneus macios. Ainda assim, ele só anotou 0s011 de vantagem sobre Hamilton. O heptacampeão abriu volta no minuto final e anotou 1m23s145.

Porém, Sergio Pérez adotou os pneus macios e, de décimo lugar, surgiu na primeira colocação a 0s010 do piloto da Mercedes; depois dele, Verstappen anotou 1m22s800 para avançar ao Q3 em primeiro. Na bandeirada, Sebastian Vettel, bloqueado por Pierre Gasly, e Alonso, atrapalhado por Daniel Ricciardo, acabaram eliminados.

Tempos finais do Q2 do treino classificatório de Abu Dhabi — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

ELIMINADOS

11º FERNANDO ALONSO (ALPINE)
12º PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
13º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
14º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
15º SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)

Q3 – dez minutos e disputa pela pole

Tempos finais do Q3 de Abu Dhabi — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

Tempos finais do Q3 de Abu Dhabi — Foto: Reprodução / F1 Live Timing

Dessa vez, Verstappen foi quem começou na frente, colocando 0s5 sobre Hamilton na primeira volta de ambos ainda no começo do Q3. O holandês anotou 1m22s109 em sua primeira tentativa, com pneus macios, estabelecendo a marca que lhe garantiria a pole. Pérez veio em terceiro depois de superar Yuki Tsunoda, único carro da AlphaTauri na pista e que teve a volta deletada por exceder os limites de pista.

Em sua tentativa derradeira, Hamilton começou mais lento no primeiro setor e não conseguiu bater o tempo de Verstappen, ficando a 0s3 do rival. Lando Norris, da McLaren, surgiu na terceira colocação na bandeirada.

Infos e horários do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: Infoesporte

Infos e horários do GP de Abu Dhabi da F1 — Foto: Infoesporte

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias