Diário de São Paulo
Siga-nos
UFC, nocauteador

UFC: Marreta busca recuperação contra jovem nocauteador

Vindo de três derrotas em quatro lutas, brasileiro enfrenta Jamahal Hill, que tem apenas uma derrota e 10 vitórias. Vicente Luque e finais do TUF 30 são outras atrações

Luta de UFC Marreta e Jon Jones - Imagem: reprodução grupo bom dia
Luta de UFC Marreta e Jon Jones - Imagem: reprodução grupo bom dia

Globo Esporte Publicado em 06/08/2022, às 14h51


Há três anos, Thiago "Marreta" Santos cativava o público internacional com uma demonstração de gana e coragem contra Jon Jones. Mesmo com uma lesão severa no joelho, lutou até o fim dos cinco rounds e perdeu por decisão dividida - o primeiro homem a vencer "Bones" em um cartão de pontuação oficial, ainda que os outros dois juízes tenham pontuado a luta para o então campeão peso-meio-pesado do UFC.

Três anos depois, o lutador brasileiro vive momento completamente diferente. Após passar um ano parado recuperando-se de cirurgia, Thiago Marreta perdeu três das quatro lutas desde que retornou, e não foi capaz de recapturar a magia daquela noite de julho em Las Vegas. Neste sábado, na mesma cidade, ele terá mais uma oportunidade de fazê-lo, na luta principal do UFC Marreta x Hill. Do outro lado, estará o americano Jamahal Hill, um jovem nocauteador que promete arrancar dele o que tem de melhor. O Combate transmite ao vivo e com exclusividade a partir de 19h50 (horário de Brasília).

Thiago Marreta (esq.) e Jamahal Hill (dir.) fazem encarada dura na pesagem do UFC — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC
Thiago Marreta (esq.) e Jamahal Hill (dir.) fazem encarada dura na pesagem do UFC

A expectativa é de que seja uma luta de trocação intensa de golpes, mas isso também era esperado dos duelos de Marreta com cada um de seus últimos três oponentes: Aleksandar Rakic, Johnny Walker e Magomed Ankalaev. Em vez disso, foram três lutas de muita hesitação de ambos os lados e foco em pontuação mais do que na busca de um nocaute. O peso-meio-pesado brasileiro assegura que fará sua parte para impedir que isso aconteça novamente.

- Vindo de nós dois, que somos lutadores agressivos e nocauteadores, tem tudo para a luta terminar num nocaute, mas a gente pega o histórico e muitos caras agressivos e nocauteadores, quando lutam contra mim, lutam com a regra debaixo do braço, mudam totalmente o jogo. Da minha parte, podem esperar um Thiago Marreta diferente das lutas passadas, um Thiago Marreta agressivo e buscando acabar a luta. Mas não posso responder por ele - disse o carioca ao Combate esta semana.

A julgar pelo currículo do adversário, não há por que duvidar de que será uma batalha. Jamahal Hill, 31, tem seis de suas 10 vitórias por nocaute. Ele ainda tem uma derrota por nocaute - uma lesão no braço sofrida quando atacava dentro da guarda do adversário - e um "No Contest" (luta sem resultado), que foi uma vitória por nocaute anulada por ter sido flagrado com maconha no exame antidoping.

Seu apelido é "Sweet Dreams" - "Doces Sonhos" em português, porque frequentemente "deita" seus adversários. E Hill repetiu o discurso de Marreta: acha que o brasileiro pode ser quem fuja da troca de golpes para apostar numa estratégia mais segura.

- Ele é conhecido pela trocação. Mas eu posso entender como as pessoas assistem aos (meus) vídeos e começam a pensar “isso é um pouco preocupante”. Então eu posso imaginar ele mudando, tendo uma abordagem mais de wrestling pesado, porque acreditam que eu não sei luta agarrada. Tem sido uma mística, ou o que quer que você queira chamar, sobre mim, que eu não consigo fazer luta agarrada. Então eu sinto que pode ser uma possibilidade que ele tente testar isso.

A julgar pela encarada quente entre os dois na pesagem, porém, nenhum deles irá recuar.

Brasileiros e finais do TUF 30

Vicente Luque (esq.) e Geoff Neal (dir.) sorriem em encarada na pesagem do UFC — Foto: Chris Unger/Zuffa LLC
Vicente Luque (esq.) e Geoff Neal (dir.) sorriem em encarada na pesagem do UFC

O evento traz ainda três brasileiros na sua programação. O brasiliense Vicente Luque, sexto colocado do ranking peso-meio-médio, enfrenta Geoff Neal, 13º, no coevento principal. É outro duelo que promete troca de golpes intensa entre dois brigadores. Luque vinha de quatro vitórias consecutivas antes de ser derrotado por Belal Muhammad em abril; Neal não luta desde dezembro, quando venceu Santiago Ponzinibbio numa decisão dividida.

Outro brasileiro em ação é o peso-pesado Augusto Sakai, 14º colocado do ranking da categoria. O paranaense vive má fase, com três derrotas consecutivas por nocaute, e busca uma virada na carreira após mudar seus treinos para a American Top Team, nos EUA. Seu adversário é o moldavo Sergey Spivak, que vem de vitória sobre Greg Hardy em março.

As peso-moscas brasileiras Ariane Lipski e Priscila "Pedrita" Cachoeira se enfrentam na primeira luta do card principal. Mayra Sheetara completa o esquadrão brasileiro em ação. A peso-galo paulista abre o card preliminar contra a suíça Stephanie Egger.

Outro destaque do card são as finais da 30ª temporada do reality show "The Ultimate Fighter", que teve Amanda Nunes e Julianna Peña como treinadoras. No peso-pesado, dois atletas do Time Peña se enfrentam: Mohammed Usman, irmão do campeão peso-meio-médio Kamaru Usman, e Zac Pauga, invicto em cinco lutas profissionais. No peso-mosca feminino, a final opõe Brogan Walker, atleta do Time Nunes oriunda do muay thai, e Juliana Miller, competidora de luta agarrada.

Combate transmite ao vivo e com exclusividade a partir de 19h50 (horário de Brasília). O Combate.com e o SporTV 3 exibem o Aquecimento Combate e as duas primeiras lutas; o site acompanha todo o torneio em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC Marreta x Hill
6 de agosto de 2022, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Thiago Marreta x Jamahal Hill
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Geoff Neal
Peso-pesado: Mohammed Usman x Zac Pauga
Peso-mosca: Brogan Walker x Juliana Miller
Peso-pesado: Augusto Sakai x Sergey Spivak
Peso-mosca: Ariane Lipski x Priscila Pedrita
CARD PRELIMINAR (20h10, horário de Brasília):
Peso-médio: Sam Alvey x Michal Oleksiejczuk
Peso-leve: Terrance McKinney x Erick Gonzalez
Peso-meio-médio: Bryan Battle x Takashi Sato
Peso-palha: Cory McKenna x Miranda Granger
Peso-galo: Mayra Sheetara x Stephanie Egger

Compartilhe  

últimas notícias