Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC: Ciryl Gané enfrenta Alexander Volkov em luta de gigantes

Enquanto a primeira defesa de cinturão de Francis Ngannou não é oficializada e a nuvem de Jon Jones paira sobre a categoria, a divisão peso-pesado do UFC

UFC
UFC

Redação Publicado em 26/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h51


Invicto em oito lutas, francês 3º do ranking dos pesados encara veterano russo ex-campeão do Bellator em evento que começa às 14h (de Brasília). Cinco brasileiros estarão em ação

Enquanto a primeira defesa de cinturão de Francis Ngannou não é oficializada e a nuvem de Jon Jones paira sobre a categoria, a divisão peso-pesado do UFC segue se movimentando. Neste sábado, o evento da organização em Las Vegas traz um combate decisivo entre dois gigantes da parte de cima do ranking: o francês Ciryl Gané, terceiro colocado, enfrenta o russo Alexander Volkov, quinto lugar, na luta principal.

O evento é mais cedo: a primeira luta começa às 14h (horário de Brasília). O Combate abre a transmissão ao vivo às 13h50, com o “Aquecimento Combate“; SporTV 2 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas, e o site acompanha o evento em Tempo Real.

Gané, 31, vem subindo rapidamente na categoria. Com apenas oito lutas profissionais de MMA, já é o terceiro do ranking do UFC, onde fez cinco lutas e venceu todas. Em suas últimas duas lutas, desbancou Junior Cigano, ex-campeão da companhia, e Jairzinho Rozenstruik. Apesar disso, o francês enxerga em Volkov seu maior desafio.

– Esta é uma grande oportunidade, porque, para mim, acho que é o maior desafio que tenho na minha carreira. Volkov, para mim, é um dos melhores da divisão. Quanto maior o desafio, mais empolgado eu fico. Porque sou novo no MMA. Quero provar, porque realmente não me conheço (neste esporte). Quero um desafio, e talvez esta luta prove uma nova versão minha, talvez eu mostre algo novo – comentou Gané.

Volkov é o oposto de Gané. Veterano do MMA, o russo de 32 anos conta mais de 40 lutas no cartel profissional, que inclui o título do Bellator em 2012 e 2014. A experiência conta a favor de “Drago”, que venceu Walt Harris e a lenda Alistair Overeem em suas duas últimas lutas.

– Experiência significa muito, mas ele tem maior liberdade fisicamente e mentalmente, porque nunca perdeu e não esteve em lutas realmente duras. Sei o que pode acontecer nestas lutas longas e difíceis, e ele não entende isso agora. Neste caso, tenho mais que ele porque estive em situações diferentes e saí delas com a vitória.

Alexander Volkov (dir.) nocauteou Alistair Overeem (esq.) em sua última luta no UFC — Foto: Getty Images

Alexander Volkov (dir.) nocauteou Alistair Overeem (esq.) em sua última luta no UFC — Foto: Getty Images

Mas o que mais empolga o russo é o prospecto de enfrentar outro lutador grande (1,93m) que é oriundo da trocação – Gané é kickboxer do muay thai, Volkov é carateca.

– Acho que será uma das melhores (lutas) do ano, porque são dois lutadores grandes e de trocação de alto nível. Estou animado porque vejo que ele é um striker muito bom e sentia que teria que enfrentá-lo alguma hora. Acho que é um bom momento para nós dois. Quero enfrentar qualquer um que use sua habilidade de trocação, não seu wrestling ou coisa do tipo. Por isso é uma boa luta pra mim. Espero que ele não apele pro wrestling depois que alguns socos o atingirem – pediu Volkov.

O fã brasileiro vai ter vários lutadores compatriotas para apoiar neste sábado. São cinco em ação, três deles no card preliminar: Warlley Alves enfrenta Jeremiah Wells, Michel Trator encara Shavkat Rakhmonov, e Danilo Marques pega Kennedy Nzechukwu. No card principal, Renato Moicano faz a primeira luta contra Jai Herbert, e Raoni Barcelos encara Timur Valiev na antepenúltima luta.

Raoni Barcelos venceu todas as suas cinco lutas no UFC e pleiteia vaga no ranking do peso-galo — Foto: Getty Images

Raoni Barcelos venceu todas as suas cinco lutas no UFC e pleiteia vaga no ranking do peso-galo — Foto: Getty Images

Barcelos está invicto no UFC, com cinco vitórias seguidas. Ele deveria enfrentar Raphael Assunção em fevereiro, mas primeiro Assunção se lesionou, e depois o carioca pegou Covid-19 e não pôde enfrentar Marcelo Rojo. Contra o duríssimo Valiev, que não perde desde 2016, Raoni quer marcar seu nome no ranking dos pesos-galos.

– Eu tenho certeza que essa luta será um divisor de águas. Passando por ele, acho que consigo entrar no ranking. Acho que não é culpa de ninguém, muito menos do UFC. Eles estão tentando de tudo, mas acho que os caras não querem lutar comigo. Eu também, se estivesse numa posição boa, não lutaria. Acho que, passando do Valiev, consigo entrar no ranking e lutar com os caras que estão no top 10 ou top 5 – afirmou Barcelos.

Confira o card completo do evento:

UFC Gane x Volkov

26 de junho de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (17h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Ciryl Gane x Alexander Volkov
Peso-pesado: Tanner Boser x Ovince St. Preux
Peso-galo: Raoni Barcelos x Timur Valiev
Peso-pena: Andre Fili x Daniel Pineda
Peso-meio-médio: Tim Means x Nicolas Dalby
Peso-leve: Renato Moicano x Jai Herbert

CARD PRELIMINAR (14h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Kennedy Nzechukwu x Danilo Marques
Peso-meio-médio: Shavkat Rakhmonov x Michel Trator
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Jeremiah Wells
Peso-meio-pesado: Marcin Prachnio x Ike Villanueva
Peso-galo: Julia Avila x Julija Stoliarenko
Peso-pena: Charles Rosa x Justin Jaynes
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damir Hadzovic

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias