Diário de São Paulo
Siga-nos
MUNDIAL DE CLUBES

Trajetória Gloriosa: Flu e City vão de Série C à final do Mundial em 24 anos

Hoje (22) acontece a grande final do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo será disputado entre o Fluminense e o Manchester City

Hoje (22) acontece a grande final do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo será disputado entre o Fluminense e o Manchester City - Imagem: Reprodução/Instagram @fluminensefc e @mancity
Hoje (22) acontece a grande final do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo será disputado entre o Fluminense e o Manchester City - Imagem: Reprodução/Instagram @fluminensefc e @mancity

Ana Rodrigues Publicado em 22/12/2023, às 08h24


Hoje (22/12) acontece a grande final do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo será disputado entre o Fluminense e o Manchester City, a partir das 15h (horário de brasília). O ponto é, essa partida marca a trajetória final, que tirou ambos os times do fundo do poço para levá-los até o alto do cenário futebolístico.

Segundo o UOL, vinte e quatro anos atrás - 1999 - as duas equipes, que hoje duelam pelo posto de melhor time do planeta, viveram o momento mais delicado de suas histórias centenárias e precisaram disputar a terceira divisão dos campeonatos nacionais em seus países de origem.

Os dois times deixarama série C após passar uma temporada por lá. E, desde então, não param de subir. Onde hoje, uma dessas equipes vai coroar sua escalada ao sucesso sendo consagrada com o inédito título mundial. Porém, essas trajetórias foram marcadas por polêmicas e questões mal resolvidas, que até hoje são utilizadas como provocação por torcedores rivais.

Após ser campeão da Série C do Brasileiro em 1999, o tricolor participou da primeira divisão no ano seguinte - o fato ocorreu porque o campeonato nacional em 2000 foi organizado pelo Clube dos 13, e não pela CBF - onde, a entidade resolveu colocar no módulo principal do torneio (azul) todos seus integrantes.

Esse fato costuma ser relembrado pelos adversários depois de cada resultado expressivo alcançado pelo Flu. A frase que sempre é dita é que o clube carioca deve uma Série B ao futebol brasileiro.

Após voltar à elite do futebol, o tricolor das laranjeiras nunca mais foi rebaixado e ganhou duas edições da Série A - 2010 e 2012. E, no mês passado venceu, pela primeira vez, a Copa Libertadores da América, que lhe deu o passaporte ao Mundial.

Diferente do Fluminense, o City nunca tinha sido tratado como uma potência em seu país, antes da fase atual.

Os Citizens foram relegados ao posto de time número 2 de Manchester e conseguiram duas promoções seguidas e retornaram à Premier League em 2000/01. Depois, ainda tiveram mais um rebaixamento e outro descenso, até conseguirem se estabelecer na elite em 2002/03.

Mas, o clube só começou a brigar por títulos e se transformou em uma grande potência após ser comprado por um fundo de investimentos ligado ao governo de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 2008.

A partir disso, o City levantou 21 troféus e mais que quadruplicou o número de títulos ingleses (antes tinha dois, e agora possui nove). Na temporada passada, conquistou de forma inédita a Liga dos Campeões da Europa, objetivo número um dos seus donos.

Apesar dessa história de "superação", o clube é frequentemente acusado de ser beneficiar de um esquema de "doping financeiro" e burlar as regras de Fair Play Financeiro.

Devido a isso, o time chegou a ser banido pela Uefa das competições europeias - a equipe reverteu a situação na Corte Arbitral do Esporte)e ainda está sendo investigado pela Premier League por supostamente ter burlado as regras da elite inglesa em mais de 100 oportunidades. Caso seja condenado, o time pode ser rebaixado para a segunda divisão.

A partida entre os dois times, no estádio Rei Adbullah, em Jeddah, será a última no formato atual do Mundial, que vem sendo utilizado desde 2005.

A partir da próxima temporada, ele vai ser substituído por dois torneios: a Copa Intercontinental, que vai ser disputada anualmente pelos campeões de cada continente (o vencedor da Europa jogará só a final), e o "Super Mundial", de periodicidade quadrienal.

A competição contará com a participação de 32 clubes (os vencedores dos torneios continentais no período de quatro anos, além de classificados por índice técnico).

Compartilhe  

últimas notícias