Diário de São Paulo
Siga-nos

Títulos, parceria com São Paulo e campeões olímpicos: relembre a trajetória do Vôlei Taubaté

Quem frequentou o ginásio do Abaeté nos últimos anos, sempre se deparou com um grande painel no fundo da quadra. Ali estavam todas as conquistas do Vôlei

SAO PAULO
SAO PAULO

Redação Publicado em 13/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h57


Quem frequentou o ginásio do Abaeté nos últimos anos, sempre se deparou com um grande painel no fundo da quadra. Ali estavam todas as conquistas do Vôlei Taubaté. Não foram poucas. Em sete temporadas, foram 14 títulos. Uma história vitoriosa que o torcedor taubateano tem orgulho, mas que agora foi interrompida.

Nessa quinta-feira, 12, a Funvic (Fundação Universitária Vida Cristã), dona da franquia, anunciou a saída da cidade. Em julho, a Prefeitura de Taubaté já havia anunciado o rompimento da parceria com a entidade. O projeto vai para Natal, capital do Rio Grande do Norte. O que fica é a história do Vôlei Taubaté fica na memória dos torcedores.

O ge relembra abaixo a trajetória da equipe, que teve títulos, campeões olímpicos e até uma parceria curta com o São Paulo Futebol Clube.

De Pinda para Taubaté

O anúncio da Funvic nessa quinta-feira, 12, foi feito em Pindamonhangaba, cidade onde teve início o projeto. Após defender Pinda na temporada 2012/2013, a franquia se mudou para Taubaté. Surgiu então o Vôlei Taubaté, coordenado por Ricardo Navajas (atualmente no Vôlei São José) e com o técnico João Marcondes.

Primeira temporada do Vôlei Taubaté — Foto: Lays Guerreiro/ Konkista's

Primeira temporada do Vôlei Taubaté — Foto: Lays Guerreiro/ Konkista’s

Na primeira temporada na Superliga, os taubateanos terminaram na décima colocação, fora da zona de classificação para os playoffs. Foi a primeira e única temporada em que o Taubaté não avançou ao mata-mata.

Apesar de os resultados na temporada 2013/14 não terem sido expressivos, a equipe chamou atenção por uma contratação de impacto: o ponteiro Giba, campeão olímpico em 2004.

Campeões olímpicos

Giba foi o primeiro grande nome contratado pelo Vôlei Taubaté. Chegou à equipe em agosto de 2013, mas teve uma passagem curta. Fez poucos jogos e, em novembro daquele ano, anunciou a saída para o Al Nassr, de Dubai, nos Emirados Árabes. Porém, depois dele, outras estrelas desembarcaram na equipe.

Giba durante passagem pelo Vôlei Taubaté — Foto: Thiago Fidelix / Globoesporte.com

Giba durante passagem pelo Vôlei Taubaté — Foto: Thiago Fidelix / Globoesporte.com

Logo na temporada 2014/15, desembarcaram na equipe o campeão olímpico Dante, além de outros atletas de renome, como Lipe, Rapha e Lorena. Depois, na temporadas seguintes, vieram outras estrelas, como Lucarelli, Wallace, Éder, Lucão, Douglas Souza, Maurício Souza… Até a última temporada, o time era rechado de grandes nomes, como Bruninho e Maurício Borges.

Ao longo dos últimos anos, o Vôlei Taubaté ficou marcado por ter um elenco cheio de estrelas. O alto investimento também resultou em títulos, que fizeram da equipe uma das potências do Brasil.

Lucarelli foi uma das estrelas que defenderam o Vôlei Taubaté — Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV e Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

Lucarelli foi uma das estrelas que defenderam o Vôlei Taubaté — Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV e Ana Patrícia/Inovafoto/CBV

Títulos

O último título do Vôlei Taubaté foi da Superliga Masculina 2020/21. Foi o segundo caneco do nacional conquistado pela equipe. O primeiro veio na temporada 2018/19. Esses são os dois títulos de mais expressão do time, mas a equipe também ficou marcada por outras conquistas.

No Campeonato Paulista, por exemplo, o Vôlei Taubaté conquistou seis títulos. Detalhe: foram seis títulos seguidos. Uma hegemonia que o torcedor taubateano teve bastante orgulho.

Vôlei Taubaté conquistou seis títulos seguidos do Paulista — Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Vôlei Taubaté conquistou seis títulos seguidos do Paulista — Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Além disso, foram dois da Supercopa, um da Copa Paulista, dois da Copa Brasil e um do Torneio Super Vôlei. No total, foram 14 títulos em sete anos.

Treinadores

O Taubaté foi dirigido por cinco treinadores ao longo da história. Começou com João Marcondes, que dirigiu a equipe no primeiro ano após a mudança de Pindamonhangaba. Na sequência, veio Cezar Douglas.

Depois de Cezar Douglas, que deixou o time após o vice na temporada 2016/17, o Taubaté foi comandado pelo argentino Daniel Castellani. A passagem do treinador durou até metade da temporada 2018/19, quando foi demitido após o quarto lugar na Libertadores. Para o lugar dele, o time contratou Renan Dal Zotto, que acumulou o cargo de comandante da seleção brasileira.

Renan Dal Zotto dirigiu o Vôlei Taubaté em parelelo com a seleção brasileira — Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Renan Dal Zotto dirigiu o Vôlei Taubaté em parelelo com a seleção brasileira — Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com

Renan Dal Zotto saiu do Taubaté após a temporada 2019/20 para ficar exclusivo com a seleção. No lugar dele veio Javier Weber, que dirigiu o time até a última temporada.

Parceria com o São Paulo

Na temporada 2015/16, o Vôlei Taubaté fez uma parceria com o São Paulo Futebol Clube. O acordo previa que o Tricolor Paulista traria um patrocinador forte, com investimento de cerca de R$ 2 milhões por ano. O nome do time também passou a ser Funvic Taubaté/São Paulo e o uniforme ganhou o escudo do clube da capital.

Vôlei São Paulo/Taubaté — Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC

Vôlei São Paulo/Taubaté — Foto: Divulgação Funvic Taubaté/São Paulo FC

Junto com a parceria, o time trouxe nome de peso, como o ponteiro Lucarelli e o central Riad. A parceria, entretanto, durou pouco. O São Paulo rompeu com o patrocinador e, em crise política, deixou de reverter as verbas para o vôlei. Fato que gerou o rompimento do acordo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias