Diário de São Paulo
Siga-nos
Preconceito

Técnico do PSG e filho são presos por acusação de racismo e discriminação

Na época em que o crime teria acontecido, o treinador ainda atuava pelo Nice

Técnico do PSG e filho são presos por acusação de racismo e discriminação - Imagem: divulgação / PSG
Técnico do PSG e filho são presos por acusação de racismo e discriminação - Imagem: divulgação / PSG

Nathalia Jesus Publicado em 30/06/2023, às 09h39


Christophe Galtier, técnico do PSG, e seu filho John Valovic-Galtier foram detidos nesta sexta-feira (30) em uma investigação por suspeitas de discriminação após uma acusação de racismo.

De acordo com informações obtidas pelo g1, o promotor Xavier Bonnhome, do Ministério Público, anunciou que os dois estão sob custódia policial em Nice, no sudeste da França.

Ainda no mês de abril, a justiça francesa abriu um inquérito para apurar suspeitas de discriminação racial ou religiosa por parte de Galtier, de 56 anos, quando ele ainda comandava o Nice.

O jornalista independente Romain Molina e a rede RMC Sports haviam divulgado alguns dias antes a existência de um e-mail atribuído ao ex-dirigente do Nice, Julien Fournier. Na mensagem, redigida no final da temporada 2021-22, ele denuncia palavras discriminatórios de Galtier a respeito de parte dos jogadores do Nice, com referências às origens e à religião dos atletas.

Galtier, que por sua vez nega a acusação, denunciou Fournier e outros dois jornalistas por difamação, depois que passou a receber ameaças de morte pela internet.

A prisão do técnico aconteceu poucos dias antes do PSG anunciar oficialmente o nome do sucessor de Galtier para o comando da equipe. O espanhol Luis Enrique Martínez é considerado o grande favorito para assumir o cargo.

Apesar de ter conquistado o título de campeão da França com o PSG, Galtier foi informado no início de junho que não continuaria à frente do clube, apesar de ter contrato até 30 de junho de 2024.

Compartilhe  

últimas notícias