Diário de São Paulo
Siga-nos

Saiba tudo sobre os confrontos dos playoffs do Oeste, que começam neste sábado

Depois de um play-in de tirar o fôlego, a Conferência Oeste dá a partida para os playoffs neste sábado, no que promete ser uma primeira rodada equilibrada e

OESTE
OESTE

Redação Publicado em 22/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h46


Utah, Phoenix, Denver e Clippers têm o mando de quadra, mas Lakers e companhia vão dar trabalho

Depois de um play-in de tirar o fôlego, a Conferência Oeste dá a partida para os playoffs neste sábado, no que promete ser uma primeira rodada equilibrada e cheia de emoções. Utah, Phoenix, Denver e Los Angeles Clippers terminaram a temporada regular nas quatro primeiras posições e têm a vantagem do mando de quadra. Mas Memphis, Portland e Dallas prometem dar trabalho. Sem falar dos Lakers, atuais campeões, que enfrentarão uma batalha contra os Suns, no mais aguardado dos duelos.

Confira tudo sobre os quatro confrontos e anote as datas na agenda.

Utah Jazz (#1) x Memphis Grizzlies (#8)

Poderia ser o Golden State Warriors, mas Ja Morant e companhia pensam diferente. A incrível vitória na prorrogação do play-in levou o Memphis (38-34) a uma difícil, mas não impossível, missão contra o Utah Jazz, melhor campanha da temporada regular em toda a NBA (52-20). O Jazz deve contar com o retorno de Donovan Mitchell de lesão já para o jogo 1. Os chutes de três são a grande arma da equipe, junto com o poderio defensivo de Rudy Gobert, que terá pela frente um notável Jonas Valanciunas. Memphis é o time que mais marca pontos no garrafão e no jogo em transição na liga.

Confrontos na temporada regular

Utah varreu o Memphis Grizzlies em três confrontos, mas só houve facilidade em um deles, o segundo: vitória por 16 pontos de diferença. No primeiro, Utah liderava por 21 no terceiro quarto e viu o Memphis encostar na reta final. O placar terminou 117 a 114. No terceiro duelo, em Memphis, a diferença foi de quatro pontos. Os times estavam empatados até os seis minutos do último período. Todos os jogos foram disputados em março, num espaço de cinco dias.

Playoffs recentes

Memphis não vai aos playoffs desde 2017. Isso quer dizer que Ja Morant não tem esta experiência. O Utah Jazz foi eliminado na primeira rodada nos dois últimos anos. Em 2020, na bolha da Flórida, perdeu para o Denver Nuggets por 80 a 78 no jogo 7, numa roubada de bola de Gary Harris sobre Donovan Mitchell a oito segundos do fim.

Agenda

Jogo 1: Domingo (23/05), às 22h30 – em Utah
Jogo 2: Quarta (26/05), às 23h – em Utah
Jogo 3: Sábado (29/05), horário a definir – em Memphis
Jogo 4: Segunda (21/05), horário a definir – em Memphis
Jogo 5: Quarta (2/06), horário a definir – em Utah (se necessário)
Jogo 6: Sexta (4/06), horário a definir – em Memphis (se necessário)
Jogo 7: Domingo (6/06), horário a definir – em Utah (se necessário)

Phoenix Suns (#2) x Los Angeles Lakers (#7)

Anthony Davis e Devin Booker estarão frente a frente — Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Anthony Davis e Devin Booker estarão frente a frente — Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

As lesões de LeBron James e Anthony Davis durante a temporada regular fizeram com que a posição dos Lakers nos playoffs não refletisse a qualidade do time. Depois do duelo histórico contra os Warriors no play-in, decidido por LeBron no último minuto, o time (42-30) retoma o fôlego para encarar Chris Paul, Devin Booker e os Suns (51-21). Estes brigaram até o fim pela primeira colocação do Oeste com o Utah Jazz. A série promete ser dura, e o leve favoritismo dos Lakers é atenuado pelo mando de quadra dos Suns em um potencial jogo sete.

Confrontos na temporada regular

Os Suns ganharam duas e perderam uma, mas os Lakers não tiveram Anthony Davis e LeBron James juntos em nenhum dos três jogos. Os Suns venceram os dois primeiros encontros, em março. No último, dia 9 de maio, deu Lakers em Los Angeles: 123 a 110. Em nenhum dos três duelos, a diferença chegou a ser de cinco pontos ou menos nos últimos cinco minutos. Quem venceu o primeiro quarto sempre venceu o jogo.

Playoffs recentes

Os Lakers são os atuais campeões da NBA, após amargarem seis temporadas longe dos playoffs, incluindo o primeiro ano de LeBron James na franquia. Os Suns não chegavam às fases decisivas desde 2010, o que significa que Devin Booker e DeAndre Ayton nunca disputaram um jogo de playoffs.

Agenda

Jogo 1: Domingo (23/05), às 16h30 – em Phoenix
Jogo 2: Terça (25/05), às 23h – em Phoenix
Jogo 3: Quinta (27/05), às 23h – em Los Angeles
Jogo 4: Domingo (30/05), às 16h30 – em Los Angeles
Jogo 5: Terça (1º/06), horário a definir – em Phoenix (se necessário)
Jogo 6: Quinta (3/06), horário a definir – em Los Angeles (se necessário)
Jogo 7: Sábado (5/06), horário a definir – em Phoenix (se necessário)

Denver Nuggets (#3) x Portland T Blazers (#6)

Lillard tentará passar pelo Denver — Foto: AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post

Lillard tentará passar pelo Denver — Foto: AAron Ontiveroz/MediaNews Group/The Denver Post

Nikola Jokic é o favorito para o prêmio de MVP da temporada regular, e o Denver Nuggets não parece sentir tanta falta de Jamal Murray, fora dos playoffs por lesão. Do outro lado, Damian Lillard está sedento por mais uma oportunidade na final do Oeste e além. É o duelo de dois dos seis melhores ataques da NBA em pontos por 100 posses – Portland é o segundo e Denver é o sexto. Por outro lado, os Blazers são a segunda pior defesa da liga, enquanto que os Nuggets estão em 11º no total da temporada regular.

Confrontos na temporada regular

Os Nuggets venceram a série por dois jogos a um. No último duelo, que aconteceu domingo passado, na rodada derradeira da temporada regular, o time titular foi poupado no segundo tempo, com a clara intenção de evitar um cruzamento com o Los Angeles Lakers na primeira rodada dos playoffs – o que aconteceria com um triunfo.

Playoffs recentes

Na última temporada, o Denver Nuggets perdeu a final da Conferência Oeste para os Lakers depois de grande arrancada na bolha da Flórida. O time passara por Utah Jazz e Los Angeles Clippers por 4-3, ambos de virada. Já o Portland perdeu na primeira rodada dos playoffs em 2020. No ano anterior, chegara à final do Oeste contra o Golden State Warriors, mas acabara varrido.

Agenda

Jogo 1: Sábado (22/05), às 23h30 – em Denver
Jogo 2: Segunda (24/05), às 23h – em Denver
Jogo 3: Quinta (27/05), às 23h30 – em Portland
Jogo 4: Sábado (29/05), às 17h – em Portland
Jogo 5: Terça (1º/06), horário a definir – em Denver (se necessário)
Jogo 6: Quinta (3/06), horário a definir – em Portland (se necessário)
Jogo 7: Sábado (5/06), horário a definir – em Denver (se necessário)

LA Clippers (#4) x Dallas Mavericks (#5)

Luka encara Kawhi e os Clippers — Foto: Ashley Landis-Pool/Getty Images

Luka encara Kawhi e os Clippers — Foto: Ashley Landis-Pool/Getty Images

Kawhi Leonard e Paul George terão um grande desafio pela frente. Com nome e sobrenome, no caso: Luka Doncic. O armador do Dallas é um dos destaques da NBA na temporada e vai liderar sua equipe com ou sem a presença de Kristaps Porzingis, às voltas com lesões durante toda a fase regular. Os Clippers contam com um dos melhores elencos de apoio de toda a liga, que ainda foi acrescido de Rajon Rondo e DeMarcus Cousins durante o ano. Os Mavericks vão precisar de muito rigor defensivo para parar os arremessos de perímetro de Los Angeles, cujo aproveitamento de 41,1% é o quarto melhor da história.

Confrontos na temporada regular

Os Mavericks venceram dois dos três jogos, incluindo um atropelo de 51 pontos no dia 27 de dezembro, em Los Angeles. Foi a terceira maior margem de vitória em um jogo nesta temporada na NBA. As outras duas partidas aconteceram em março, em Dallas. Nos 81 minutos em que Doncic esteve em quadra nestes dois duelos, Dallas teve vantagem de 27 pontos. Nos 15 minutos sem ele, 21 pontos de margem para os Clippers.

Playoffs recentes

Os dois times também se enfrentaram na primeira fase do último playoff, disputado na bolha da Flórida. Melhor para os Clippers, com placar de 4-2. Na sequência, porém, o time de Los Angeles foi surpreendido pelo Denver Nuggets e não passou da semifinal do Oeste. Muitos trataram o resultado como decepção, para uma franquia que acabara de recrutar Kawhi Leonard e Paul George.

Agenda

Jogo 1: Sábado (22/05), às 17h30 – em Los Angeles (SporTV 2)
Jogo 2: Terça (25/05), às 23h30 – em Los Angeles
Jogo 3: Sexta (28/05), às 22h30 – em Dallas
Jogo 4: Domingo (30/05), às 22h30 – em Dallas
Jogo 5: Quarta (2/06), horário a definir – em Los Angeles (se necessário)
Jogo 6: Sexta (4/06), horário a definir – em Dallas (se necessário)
Jogo 7: Domingo (6/06), horário a definir – em Los Angeles (se necessário)

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe  

últimas notícias