Diário de São Paulo
Siga-nos

Saiba tudo sobre os confrontos dos playoffs da Conferência Leste

As emoções do play-in já estão no retrovisor. A primeira rodada dos playoffs da Conferência Leste começa neste sábado, com três times favoritos em suas

PLAYOFFS
PLAYOFFS

Redação Publicado em 21/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h19


Sixers, Nets e Bucks são os destaques, mas ainda precisam superar alguns fantasmas de playoffs

As emoções do play-in já estão no retrovisor. A primeira rodada dos playoffs da Conferência Leste começa neste sábado, com três times favoritos em suas séries: Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks. Mas o histórico recente na fase decisiva da NBA não é favorável a estas franquias. Washington Wizards, Boston Celtics e Miami Heat, respectivamente, tentam repetir algumas das façanhas do último ano, na bolha da Flórida.

Na outra série, New York Knicks e Atlanta Hawks têm tudo para oferecer aos apaixonados por basquete um jogo sete inesquecível. Os nova-iorquinos terminaram a temporada regular em quarto e têm a vantagem do mando de quadra. Trae Young e companhia ficaram em quinto, mas a campanha foi idêntica (41-31). Depois de anos longe dos playoffs, ninguém entregará nada fácil.

Confira os detalhes e as datas dos quatro confrontos:

Philadelphia 76ers (#1) x Wizards (#8)

Joel Embiid está entre os três candidatos ao prêmio de MVP. Ben Simmons é finalista para melhor defensor. Tobias Harris é o segundo cestinha e válvula de escape. Com o trio, o Philadelphia 76ers terminou a temporada regular em primeiro do Leste (49-23) e é o favorito contra os Wizards (34-38). Do outro lado, porém, Russell Westbrook vem fazendo mais um ano histórico. É uma máquina de triplos duplos e marca o passo do time, o mais acelerado da NBA. Bradley Beal foi o segundo cestinha da temporada, atrás apenas de Stephen Curry.

Confrontos na temporada regular

Foram três vitórias dos Sixers em três jogos, mas Washington se mostrou competitivo em dois deles. No segundo dia da temporada, 113 a 107, com virada de Philadelphia no último quarto. No encontro seguinte, 141 a 136. O mais recente, porém, foi um passeio: 127 a 101.

Playoffs recentes

Depois de um longo “processo” de cinco anos longe dos playoffs, o Philadelphia tem sido forte candidato nas últimas três temporadas. Chegou às semifinais do Leste duas vezes. Ano passado, porém, foi varrido pelo Boston Celtics na primeira rodada. Os Wizards participam dos playoffs pela primeira vez desde 2018.

Agenda

Jogo 1: Domingo (23/05), às 14h – em Philadelphia
Jogo 2: Quarta (26/05), às 20h – em Philadelphia
Jogo 3: Sábado (29/05), horário a definir – em Washington
Jogo 4: Segunda (31/05), horário a definir – em Washington
Jogo 5: Quarta (2/06), horário a definir – em Philadelphia (se necessário)
Jogo 6: Sexta (4/06), horário a definir – em Washington (se necessário)
Jogo 7: Domingo (6/06), horário a definir – em Philadelphia (se necessário)

Brooklyn Nets (#2) x Boston Celtics (#7)

Irving terá companhias mais estelares que Tatum — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Irving terá companhias mais estelares que Tatum — Foto: Sarah Stier/Getty Images

Com James Harden, Kevin Durant e Kyrie Irving disponíveis, e o melhor elenco de apoio da NBA, o Brooklyn Nets (48-24) é franco favorito nesta série. O Boston (36-36) não terá o lesionado Jaylen Brown para o resto dos playoffs. Jayson Tatum fez 50 pontos na vitória sobre os Wizards no play-in e está voando, mas os Celtics vão precisar também de atuações impecáveis de Kemba Walker e Marcus Smart, além do seu combalido banco, se quiserem fazer frente ao poderoso ataque dos Nets.

Confrontos na temporada regular

Brooklyn ganhou os três jogos contra os Celtics, nenhum deles com o trio de estrelas. Os dois primeiros, inclusive, foram antes de adquirir Harden e Blake Griffin. As equipes se enfrentaram no Natal e o resultado foi 123 a 95 para os nova-iorquinos, a segunda maior derrota de Boston na temporada.

Playoffs recentes

O Brooklyn Nets não passa da primeira rodada dos playoffs desde 2014. No último ano, na bolha, foi varrido pelo Toronto Raptors nesta fase. O time, no entanto, era completamente diferente. Daquela série, apenas Joe Harris e Tyler Johnson continuam na rotação. O Boston bateu Philadelphia e Toronto, antes de perder para o Miami Heat na final do Leste em 2020.

Agenda

Jogo 1: Sábado (22/05), às 21h – em Brooklyn
Jogo 2: Terça (25/05), às 20h30 – em Brooklyn
Jogo 3: Sexta (28/05), às 21h30 – em Boston
Jogo 4: Domingo (30/05), às 20h – em Boston
Jogo 5: Terça (1º/06), horário a definir – em Brooklyn (se necessário)
Jogo 6: Quinta (3/06), horário a definir – em Boston (se necessário)
Jogo 7: Sábado (5/06), horário a definir – em Brooklyn (se necessário)

Milwaukee Bucks (#3) x Miami Heat (#6)

Giannis e Butler estarão frente a frente mais uma vez — Foto: Nathaniel S. Butler/NBAE

Giannis e Butler estarão frente a frente mais uma vez — Foto: Nathaniel S. Butler/NBAE

Giannis Antetokounmpo versus Jimmy Butler já seria um tremendo chamariz, mas esta série tem mais atrativos. Primeiro, por ser a revanche do último ano, na bolha da Flórida. Depois, por contar com estrelas em ascensão, como Khris Middleton e Bam Adebayo. É o duelo do time com o segundo ritmo mais acelerado da liga (Bucks) contra o segundo menos acelerado. Uma batalha de estilos, na qual o Miami (40-32) pode surpreender. Mas as aquisições dos experientes Jrue Holiday e PJ Tucker nesta temporada fazem do Milwaukee (46-26) um time ainda mais difícil de ser batido nos playoffs.

Confrontos na temporada regular

Milwaukee venceu duas e perdeu uma. Giannis teve média de 16,7 pontos por jogo, a menor contra adversários do Leste. Seu principal defensor foi Bam Adebayo. Os dois primeiros jogos aconteceram em dezembro, em outro contexto. No último duelo, em 15 de maio, vitória dos Bucks por 122 a 108.

Playoffs recentes

Os Bucks terminaram as duas últimas temporadas regulares em primeiro no Leste, mas decepcionaram nos playoffs. No último ano, o carrasco foi o próprio Miami Heat, com um 4-1 nas semifinais do Leste. O Heat perdeu a final da NBA para o Los Angeles Lakers.

Agenda

Jogo 1: Sábado (22/05), às 15h – em Milwaukee (SporTV 2)
Jogo 2: Segunda (24/05), às 20h30 – em Milwaukee
Jogo 3: Quinta (27/05), às 20h30 – em Miami
Jogo 4: Sábado (29/05), às 14h30 – em Miami
Jogo 5: Terça (1º/06), horário a definir – em Milwaukee (se necessário)
Jogo 6: Quinta (3/06), horário a definir – em Miami (se necessário)
Jogo 7: Sábado (5/06), horário a definir – em Milwaukee (se necessário)

New York Knicks (#4) x Atlanta Hawks (#5)

Randle e Young duelam nos playoffs — Foto: Kevin C. Cox/Getty Images

Randle e Young duelam nos playoffs — Foto: Kevin C. Cox/Getty Images

O confronto mais equilibrado desta fase desafia Knicks e Hawks a atingir seus melhores níveis para passar de fase. Julius Randle é o pilar do time de Nova York, com o generoso apoio de RJ Barrett, Reggie Bullock e Derrick Rose, este vindo do banco. A poderosa defesa montada por Tom Thibodeau, finalista do prêmio de melhor técnico do ano, terá pela frente a artilharia de Trae Young, Bogdan Bogdanovic e John Collins, além dos experientes Lou Wiliiams e Danilo Gallinari. Clint Capela é o líder em rebotes na liga. Atlanta arrancou depois que Nate McMillan assumiu o comando (recorde de 27-11 com ele) e não pretende parar por aqui.

Confrontos na temporada regular

A varrida de três a zero dos Knicks não ajuda a entender os próximos jogos, dado que, em dois desses confrontos, o técnico de Atlanta ainda era Lloyd Pierce (recorde de 14-20). O terceiro duelo aconteceu em 21 de abril, no Madison Square Garden, e só foi definido na prorrogação: 137 a 127. O detalhe é que Trae Young torceu o tornozelo no terceiro quarto e apenas assistiu ao resto do jogaço.

Playoffs recentes

O New York não marcava presença nos playoffs desde 2013. O Atlanta, desde 2016. Sendo assim, jovens como Barrett, Young e Collins não têm essa experiência. Mas ambas as equipes estão equipadas com veteranos muito bem rodados, que saberão dar o tom nos momentos de mais instabilidade.

Agenda

Jogo 1: Domingo (23/05), às 20h – em Nova York
Jogo 2: Quarta (26/05), às 20h30 – em Nova York
Jogo 3: Sexta (28/05), às 20h – em Atlanta
Jogo 4: Domingo (30/05), às 14h – em Atlanta
Jogo 5: Quarta (2/06), horário a definir – em Nova York (se necessário)
Jogo 6: Sexta (4/06), horário a definir – em Atlanta (se necessário)
Jogo 7: Domingo (6/06), horário a definir – em Nova York (se necessário)

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias