Diário de São Paulo
Siga-nos
Ginasta

Rebeca Andrade consolida posto de nº 1 do mundo e ainda pode crescer; entenda

Campeã olímpica melhora maior nota do individual geral em 2022 mesmo sem apresentar séries de maior valor de dificuldade

Rebeca Andrade - Imagem: reprodução grupo bom dia
Rebeca Andrade - Imagem: reprodução grupo bom dia

GE Publicado em 14/08/2022, às 18h19


Rebeca Andrade entrou no segundo dia do Campeonato Brasileiro de ginásticajá com a maior nota do individual geral entre as ginastas elegíveis para o Mundial de Liverpool, em outubro. No sábado, a campeã olímpica deu show, faturou quatro ouros e uma prata. Com 58,100 pontos, a ginasta de 23 anos ultrapassou a russa Viktoria Listunova para ter a maior nota do individual geral do mundo em 2022, consolidando-se como a número 1. Rebeca aprovou seu desempenho na cidade baiana de Lauro de Freitas, mas vê espaço para crescer.

- Estou bem feliz. Consegui passar os dois dias sem nenhuma queda nos aparelhos. Isso é muito importante para mim, para minha confiança. Ainda não fiz minha série completa de trave e de solo, mas consegui fazer minha série mais difícil de trave, sem a saída, mas com todas as ligações que eu podia, então fiquei bem orgulhosa. Trave é o aparelho em que eu tenho mais insegurança de fazer, então fiquei bem feliz. Muito feliz de voltar a fazer solo. Adorei meu salto. Gostei muito da minha paralela. Não fiz a ligação, mas foi tudo perfeito na parada. E estou muito orgulhosa das meninas também. O Flamengo foi muito bem - disse a ginasta do Fla.

Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica 

O diferencial de Rebeca no sábado foi a perfeição nos movimentos, com notas de execução sempre acima de 8,5 pontos. Em valor de dificuldade, porém, ela está guardando suas séries mais fortes para o Mundial, podendo crescer em todos os aparelhos. No salto, ainda não voltou a apresentar o Cheng, seu voo mais difícil e que lhe rendeu o ouro das Olimpíadas de Tóquio e do Mundial do ano passado. Ela deve trocar duas acrobacias do solo do Baile de Favela. Na trave, só não faltou no Brasileiro uma saída forte. Nas barras, pode ganhar bonificação na ligação de elementos.

Até o sábado, Rebeca estava atrás apenas da russa Viktoria Listunova no ranking de maiores notas do individual geral. Só que a Rússia está suspensa das competições internacionais por causa da guerra na Ucrânia e não vai ao Mundial de Liverpool. Agora, a campeã olímpica superou até Listunova e abriu mais de dois pontos para a segunda colocada entre as ginastas que podem competir na Inglaterra, a companheira de equipe Flávia Saraiva.

Top 10 ginastas do individual geral em 2022

  1. Rebeca Andrade (BRA) - 58,100 pontos - Campeonato Brasileiro
  2. Viktoria Listunova (RUS)* - 58,033 pontos - Campeonato Russo
  3. Flávia Saraiva (BRA) - 55,666 pontos - Campeonato Brasileiro
  4. Konnor McClain (EUA) - 55,665 pontos - DTB Pokal Challenge
  5. Maria Minaeva (RUS)* - 55,432 pontos - Campeonato Russo
  6. Zhang Jin (CHN) - 55,400 pontos - Campeonato Asiático
  7. Angelina Melnikova (RUS)* - 55,266 pontos - Campeonato Russo
  8. Skye Blakely (EUA) - 55,250 pontos - Seletiva Americana para o Pan-Americano
  9. Vladislava Urazova (RUS)* - 55,166 pontos - Campeonato Russo
  10. Asia D'Amato (ITA) - 55,100 pontos - Série A da Itália

Não há um ranking oficial na ginástica artística. As competições têm critérios de julgamento um pouco diferentes, embora todas sigam o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Por isso, é possível ter um parâmetro com notas em diferentes competições no ano ainda que a comparação não seja tão precisa.

Rebeca Andrade no Brasileiro — Foto: Ricardo Bufolin/CBG
Rebeca Andrade no Brasileiro 
Compartilhe  

últimas notícias