Diário de São Paulo
Siga-nos
FUTEBOL

Presidente do São Paulo presta depoimento na CPI de Manipulação de Jogos

O presidente do São Paulo, Julio Casares, será ouvido nesta quarta-feira (22)

Presidente do São Paulo presta depoimento na CPI de Manipulação de Jogos - Imagem: reprodução/ Instagram@juliocasares_sp
Presidente do São Paulo presta depoimento na CPI de Manipulação de Jogos - Imagem: reprodução/ Instagram@juliocasares_sp

Lillia Soares Publicado em 22/05/2024, às 16h25


O presidente do São Paulo, Julio Casares, será ouvido nesta quarta-feira (22) como convidado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. A sessão, que marca a retomada dos trabalhos do grupo, começará às 11h no Anexo II do Senado Federal, em Brasília.

Além de Casares, são esperados na sessão o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, e o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente. Casares comparecerá como testemunha, a convite do presidente da CPI, senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

Conforme informa o portal CNN, o convite a Casares foi motivado por denúncias do dono da SAF do Botafogo, John Textor, que alegou possuir gravações sugerindo a participação de jogadores do São Paulo na manipulação de resultados. 

No início do mês passado, Casares repudiou as acusações de Textor, afirmando que o clube está tomando medidas legais junto ao STJD e nas esferas cível e criminal. "É lamentável que instituições importantes do nosso futebol sejam atingidas por um ato impensado e irresponsável", disse Casares em pronunciamento na SPFC TV, canal oficial do clube.

Em abril, John Textor, dono da SAF do Botafogo, publicou em seu site oficial uma acusação sem provas ou nomes específicos, alegando que cinco jogadores do São Paulo manipularam o resultado da partida contra o Palmeiras na Série A do Campeonato Brasileirodo ano passado. Nesse jogo, o São Paulo foi derrotado por 5 a 0 no Allianz Parque, na 29ª rodada da competição.

Naquele momento, o Botafogo liderava o Brasileirão com 59 pontos, enquanto o Palmeiras estava em quarto lugar, com 47 pontos. Textor afirmou que a manipulação foi confirmada por especialistas e por inteligência artificial, embora nenhuma prova tenha sido divulgada publicamente.

No dia 22 do mês passado, Textor depôs na CPI e reiterou que o Palmeiras foi beneficiado, solicitando uma investigação ao STJD.

Compartilhe  

últimas notícias