Diário de São Paulo
Siga-nos

Prefeitura pede arquivamento de relatório ambiental para obras de autódromo em Deodoro

No entanto, depois de surgirem suspeitas de irregularidades na concorrência e questões relativas ao estudo de impacto ambiental, houve protestos de

Prefeitura
Prefeitura

Redação Publicado em 01/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h02


Novo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes determinou ao secretário de Meio Ambiente Eduardo Cavaliere que enviasse ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o pedido de arquivamento do processo para licença prévia para a construção de um autódromo num terreno cedido pelo Exército na Floresta do Camboatá, no bairro de Deodoro, Zona Norte da cidade.

A medida sepulta de vez o projeto revelado pelo ge em junho de 2018. No ano seguinte, o consórcio Rio Motorsport venceu a licitação para as obras, e houve tratativas com a Fórmula 1 para que o GP do Brasil passasse ao novo autódromo, assim como foi anunciada a realização de corridas de MotoGP no local.

No entanto, depois de surgirem suspeitas de irregularidades na concorrência e questões relativas ao estudo de impacto ambiental, houve protestos de ambientalistas e, com Eduardo Paes à frente da prefeitura no lugar de Marcelo Crivella, o projeto foi abandonado.

Em janeiro, tão logo assumiu a Prefeitura, Eduardo Paes se mostrou favorável à construção de um novo autódromo no Rio de Janeiro, mas numa outra área. De acordo com o prefeito, já existem outras opções, uma delas em área localizada em Guaratiba, na Zona Oeste.

A cidade não tem uma pista de corridas desde que o Autódromo Nelson Piquet foi desativado para a construção do Parque Olímpico da Rio-2016. Na ocasião, o próprio Eduardo Paes era o prefeito, e a carta da candidatura olímpica, que venceu a concorrência em 2009, previa a construção de um novo autódromo para substituir o de Jacarepaguá.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias