Diário de São Paulo
Siga-nos
Campeonato Brasileiro

Palmeiras vence Flamengo no Maracanã e abre vantagem na liderança do Brasileirão

Com um jogador a mais desde o primeiro tempo, Verdão faz 3 a 0 sobre o rival carioca e amplia distância na ponta da tabela

Paulinho marcou o terceiro gol alviverde no Maracanã e provoca torcida rubro-negra - Imagem: Reprodução/Wagner Meier/Getty Images
Paulinho marcou o terceiro gol alviverde no Maracanã e provoca torcida rubro-negra - Imagem: Reprodução/Wagner Meier/Getty Images

Julio Cezar Souza Publicado em 24/05/2026, às 02h00 - Atualizado às 08h42


O Palmeiras deu um passo importante na briga pelo título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Flamengo por 3 a 0, na noite deste sábado (23), no Maracanã, pela 17ª rodada da competição. Os gols da partida foram marcados por Flaco López, Allan e Paulinho.

O confronto, tratado como uma espécie de “decisão antecipada” do Brasileirão, ganhou contornos decisivos ainda no primeiro tempo, após a expulsão do colombiano Jorge Carrascal, que deixou o Flamengo com um jogador a menos aos 20 minutos.

Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 38 pontos e abriu sete de vantagem sobre o time carioca, que ainda possui um jogo atrasado contra o Mirassol.

O resultado também teve significado especial para o técnico Abel Ferreira. Desde que assumiu o Palmeiras, em 2020, o treinador ainda não havia conseguido vencer o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro.

Empurrado pela torcida no Maracanã, o Flamengo começou melhor e criou boas oportunidades com Samuel Lino e Lucas Paquetá, mas parou nas defesas do goleiro Carlos Miguel.

A situação rubro-negra mudou aos 20 minutos, quando Carrascal acertou a cabeça de Murilo em uma disputa aérea e recebeu cartão vermelho direto.

Mesmo com vantagem numérica, o Palmeiras demorou a transformar o domínio em chances claras. O placar foi aberto aos 37 minutos, quando Flaco López recebeu dentro da área, limpou a marcação de Léo Pereira e finalizou forte para vencer Rossi.

Antes do intervalo, o Flamengo ainda tentou reagir, mas encontrou dificuldades diante da defesa alviverde.

Na segunda etapa, o time carioca quase empatou em cobrança de falta de Paquetá desviada por Samuel Lino, mas Carlos Miguel fez grande defesa.

Pouco depois, aos 11 minutos, Allan arrancou desde o campo defensivo, participou da jogada ofensiva e apareceu na área para ampliar o marcador após disputa pelo alto.

Mesmo atrás no placar, o Flamengo seguiu tentando diminuir a diferença. Paquetá quase marcou em chute de longa distância, enquanto o Palmeiras respondeu em contra-ataques rápidos.

Nos acréscimos, Paulinho fechou o placar após jogada puxada por Jefté. Na comemoração, o atacante provocou a torcida rubro-negra, o que gerou confusão envolvendo jogadores das duas equipes.

Antes da pausa para o Mundial, Flamengo e Palmeiras ainda voltam a campo pela Libertadores e pela próxima rodada do Brasileirão. O time carioca enfrenta o Cusco na terça-feira (26), enquanto o Verdão encara o Junior Barranquilla na quinta-feira (28).

Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Coritiba no próximo sábado (30), e o Palmeiras joga diante da Chapecoense no domingo (31), no Allianz Parque.


últimas notícias