O campeonato mundial ocorrerá até o dia 15 de outubro

Thais Bueno Publicado em 23/09/2022, às 14h11
É dia de vôlei! Hoje, 23 de setembro, teve início uma das competições mais aguardadas do ano para o esporte: o Mundial. Será a 19ª edição do campeonato e os jogos serão disputados em três cidades da Holanda (Arnhem, Roterdã e Apeldoorn) e três da Polônia (Gdánski, Lódz e Gliwice).
A competição contará com 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis equipes cada, e terá seu encerramento no dia 15 de outubro. Os quatro primeiros colocados de cada grupo irão avançar para a segunda fase, onde as equipes classificadas terão novas formações de grupos.
As equipes classificadas dos grupos A e D formam a chave E, enquanto as que passarem nos grupos B e C formam o Grupo F. Após os jogos, novamente os quatro melhores times de cada grupo avançam para a fase eliminatória e decisiva.
Um dos destaques da competição será a ausência da Rússia, suspensa devido ao conflito com a Ucrânia.
Confira os grupos iniciais da competição:
O Mundial deste ano tem três seleções favoritas ao título: Estados Unidos, Itália e Sérvia.
A seleção estadunidense é a atual campeã olímpica e líder do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Além disso, conta, à beira da quadra, com o técnico Karch Kiraly, dono de quatro ouros nas Olimpíadas. Também foi nomeado como o maior jogador de vôlei de todos os tempos.
O americano assumiu a equipe e, desde então, já conquistou o Mundial de 2014, um tricampeonato da Liga das Nações (2018/2019/2021), além do primeiro lugar nas Olimpíadas de Tóquio.
A Sérvia conta com sua grande estrela Tijana Boskovic, que dificilmente deixa as quadras com menos de 20 pontos. Ela foi eleita a melhor jogadora do último mundial.
A Itália terá Paola Egonu liderando a equipe e busca continuar ganhando títulos após vencer o Brasil na final da edição anterior da Liga das Nações.
A seleção brasileira fará sua estreia no Mundial amanhã (24), às 15h30 da tarde, contra a República Tcheca. O jogo será em Arnhem, sede do Grupo D.
O time treinado por Zé Roberto Guimarães possui resultados recentes que dão esperança ao torcedor brasileiro. Diversas finais de Liga das Nações e vice-campeã em Tóquio, o Brasil vai em busca de seu primeiro título no campeonato.
Além disso, a seleção possui um equilíbrio muito bom entre atletas mais experientes (Macris, Gabi e Carol Gattaz) e novas caras, como Kisy e Julia Kudiess. Infelizmente a equipe não terá a ponteira Julia Bergmann, destaque do time na última Liga das Nações.
Veja datas e horários dos jogos do Brasil, que serão transmitidos pelo SporTV:
Leia também

Andressa Urach choca seguidores ao revelar quantas vezes faz sexo com o namorado por dia

Explosão atinge empresa de produtos químicos em Itupeva e assusta moradores

Modelo escapa da morte após ficar com absorvente interno por 3 meses

Aline Wirley se manifesta após Igor Rickli revelar romance com outros homens

Velório de Abilio Diniz será no Salão Nobre do Estádio do Morumbis

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação