Diário de São Paulo
Siga-nos
Valendo!

Mundial de Vôlei feminino teve início hoje; saiba tudo sobre a competição

O campeonato mundial ocorrerá até o dia 15 de outubro

Brasil tenta conquistar seu primeiro título na competição - Imagem: reprodução/Twitter @OlympicEsporte
Brasil tenta conquistar seu primeiro título na competição - Imagem: reprodução/Twitter @OlympicEsporte

Thais Bueno Publicado em 23/09/2022, às 14h11


É dia de vôlei! Hoje, 23 de setembro, teve início uma das competições mais aguardadas do ano para o esporte: o Mundial. Será a 19ª edição do campeonato e os jogos serão disputados em três cidades da Holanda (Arnhem, Roterdã e Apeldoorn) e três da Polônia (Gdánski, Lódz e Gliwice).

A competição contará com 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis equipes cada, e terá seu encerramento no dia 15 de outubro. Os quatro primeiros colocados de cada grupo irão avançar para a segunda fase, onde as equipes classificadas terão novas formações de grupos.

As equipes classificadas dos grupos A e D formam a chave E, enquanto as que passarem nos grupos B e C formam o Grupo F. Após os jogos, novamente os quatro melhores times de cada grupo avançam para a fase eliminatória e decisiva.

Um dos destaques da competição será a ausência da Rússia, suspensa devido ao conflito com a Ucrânia.

Confira os grupos iniciais da competição:

  • Grupo A: Holanda, Itália, Bélgica, Porto Rico, Camarões e Quênia;
  • Grupo B: Polônia, Turquia, República Dominicana, Coreia do Sul, Tailândia e Croácia;
  • Grupo C: Estados Unidos, Sérvia, Alemanha, Bulgária, Canadá e Cazaquistão;
  • Grupo D: Brasil, China, Japão, Colômbia, Argentina e República Tcheca.

O Mundial deste ano tem três seleções favoritas ao título: Estados Unidos, Itália e Sérvia

A seleção estadunidense é a atual campeã olímpica e líder do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Além disso, conta, à beira da quadra, com o técnico Karch Kiraly, dono de quatro ouros nas Olimpíadas. Também foi nomeado como o maior jogador de vôlei de todos os tempos.

O americano assumiu a equipe e, desde então, já conquistou o Mundial de 2014, um tricampeonato da Liga das Nações (2018/2019/2021), além do primeiro lugar nas Olimpíadas de Tóquio.

A Sérvia conta com sua grande estrela Tijana Boskovic, que dificilmente deixa as quadras com menos de 20 pontos. Ela foi eleita a melhor jogadora do último mundial. 

A Itália terá Paola Egonu liderando a equipe e busca continuar ganhando títulos após vencer o Brasil na final da edição anterior da Liga das Nações

A seleção brasileira fará sua estreia no Mundial amanhã (24), às 15h30 da tarde, contra a República Tcheca. O jogo será em Arnhem, sede do Grupo D.

O time treinado por Zé Roberto Guimarães possui resultados recentes que dão esperança ao torcedor brasileiro. Diversas finais de Liga das Nações e vice-campeã em Tóquio, o Brasil vai em busca de seu primeiro título no campeonato. 

Além disso, a seleção possui um equilíbrio muito bom entre atletas mais experientes (Macris, Gabi e Carol Gattaz) e novas caras, como Kisy e Julia Kudiess. Infelizmente a equipe não terá a ponteira Julia Bergmann, destaque do time na última Liga das Nações. 

Veja datas e horários dos jogos do Brasil, que serão transmitidos pelo SporTV:

  • 24/09, 15h30 - vs República Tcheca;
  • 26/09,13h30 - vs Argentina;
  • 28/09, 10h00 - vs Colômbia;
  • 30/09, 14h15 - vs Japão;
  • 01/10, 9h00 - vs China
Compartilhe  

últimas notícias