A estreia de Thiago Monteiro (#92) no Challenger de Buenos Aires teve um pouco de emoção, mas terminou com vitória. Nesta terça-feira (18), o brasileiro

Redação Publicado em 19/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h18
A estreia de Thiago Monteiro (#92) no Challenger de Buenos Aires teve um pouco de emoção, mas terminou com vitória. Nesta terça-feira (18), o brasileiro começou sua caminhada no torneio diante do argentino Hernan Casanova (#331) e, após levar um susto, confirmou o favoritismo ao triunfar por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7), 3/6 e 6/2, em 2h36 de partida.
Cabeça de chave número 1 em Buenos Aires, Monteiro garantiu-se nas oitavas de final, onde vai enfrentar outro tenista da casa. Seu oponente será o argentino Nicolas Kicker (#259), que passou pelo peruano Nicolas Alvarez (#403) por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 2/6 e 6/3.

Thiago Monteiro vence mais uma nos Challengers — Foto: Beatriz Ruivo / Lisboa Belém Open
Depois de começar o primeiro set com um desempenho aquém do esperado e ver o adversário abrir 5/2, Monteiro reagiu, emplacou uma sequência de cinco games e virou o placar. A parcial parecida resolvida, mas o brasileiro acabou sendo quebrado ao sacar para o set e a decisão foi para o tie-break, onde o equilíbrio perdurou até o fim. Com uma mini quebra conquistada no último ponto, Thiago conseguiu fechar em 7/6 (9-7) após 1h14.
Apesar da boa vitória no set anterior, Monteiro não conseguiu repetir o bom tênis e foi dominado pelo argentino. Com um bom aproveitamento nos games de saque, Casanova conseguiu duas quebras e não cedeu nenhum break point para o brasileiro, que venceu apenas 27% dos pontos com a devolução em toda a parcial. Sem muitas dificuldades, o “hermano” fechou em 6/3 e empatou o duelo.
A perda do segundo set parece ter acordado o cabeça de chave número 1, que veio para o terceiro com uma postura mais consistente e controlando grande parte dos rallys. Sacando muito bem – perdeu apenas um ponto em seus games de serviço -, Monteiro fez valer os dois breaks para decretar a vitória tranquila por 6/2.
Em ascensão no circuito, Matheus Pucinelli (#287) começou em alto nível sua campanha no Challenger de Bogotá, na Colômbia. O brasileiro bateu o francês Alexis Gautier (#337) em sets diretos, parciais de 6/2 e 6/1, em 1h11 de partida, e se vingou da derrota sofrida em Santiago há duas semanas. Nas oitavas de final, ele vai enfrentar o colombiano Alejandro González (#461).
Quem não obteve o mesmo resultado foi Orlando Luz (#288), que acabou eliminado pelo austríaco Gerald Melzer (#421), que triunfou por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2. Apesar da queda em simples, o brasileiro segue vivo na chave de duplas, onde é o principal favorito ao lado venezuelano Luís David Martínez e estreia contra os colombianos Alejandro González e Juan Gómez.

Pucinelli em ação — Foto: Reprodução / Arquivo pessoal
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

São Paulo registra madrugada mais fria do ano e cidade aciona plano de proteção contra baixas temperaturas

França declara governadora argentina persona non grata após publicação sobre Mbappé

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade

Trump revoga taxa de 20% sobre navios em Ormuz, mas mantém bloqueio ao Irã

OAB recorre ao STF após Moraes impedir visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

França e Espanha decidem vaga na final da Copa do Mundo