Diário de São Paulo
Siga-nos

Mercedes revela que pneu de Bottas furou em perseguição a Alonso no Catar

O domingo que começou com a notícia da perda de três posições no grid do GP do Catar para Valtteri Bottas, por desrespeitar uma bandeira amarela na

Mercedes revela que pneu de Bottas furou em perseguição a Alonso no Catar
Mercedes revela que pneu de Bottas furou em perseguição a Alonso no Catar

Redação Publicado em 26/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h23


Equipe também explicou que perda do pneu em ponto da pista que forçou o finlandês a arrastar o carro por boa parte do circuito acabou prejudicando o monoposto e levando ao abandono

O domingo que começou com a notícia da perda de três posições no grid do GP do Catar para Valtteri Bottas, por desrespeitar uma bandeira amarela na classificação da etapa, terminou com o abandono do finlandês da corrida após seu pneu furar no meio da prova. Nesta semana, a Mercedes revelou que o dano nos compostos se deu porque o piloto tentava abrir vantagem sobre Fernando Alonso, de olho no terceiro lugar.

– Bem, basicamente estávamos tentando alcançar Fernando. Ele estava com pneus duros relativamente frios e Valtteri foi mais rápido, ganhando alguns décimos por volta. Se tivéssemos ficado três ou quatro voltas a mais na pista, poderíamos ter construído aquela janela em relação a ele. Valtteri pararia para colocar novos pneus duros e sairia na frente. Era esse o plano – comentou Andrew Shovlin, diretor de engenharia da equipe alemã.

Valtteri Bottas deixa pit stop após sofrer furo de pneu no GP do Catar da F1 — Foto:  Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Valtteri Bottas deixa pit stop após sofrer furo de pneu no GP do Catar da F1 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Alonso vinha em terceiro lugar até fazer seu primeiro pit stop na volta 23, trocando os pneus macios com os quais largou pelos duros; Bottas seguia com os mesmos pneus médios do início da corrida até então – e se parasse antes de abrir uma boa vantagem sobre o espanhol da Alpine, corria o risco de ser superado ao retornar de seu pit stop.

Porém, o pneu do finlandês estourou na volta 33, deixando-o sem alternativas. O piloto da Mercedes chegou a parar na brita, mas arrastou o carro pela pista até chegar aos boxes, onde adotou os compostos duros. Antes terceiro colocado, Bottas caiu para 14º.

– O momento foi muito ruim. Valtteri sentiu na mesma hora que nós vimos nos dados, e aí já era tarde demais para ele entrar no pit lane porque ele ainda tinha toda a volta pela frente para fazer. Não nos custou só tempo de corrida, mas desempenho – completou Shovlin.

Mecânicos da Mercedes cumprimentam Valtteri Bottas após finlandês abandonar GP do Catar — Foto: Divulgação/Mercedes

Mecânicos da Mercedes cumprimentam Valtteri Bottas após finlandês abandonar GP do Catar — Foto: Divulgação/Mercedes

O finlandês da Mercedes ainda conseguiu recuperar mais duas posições; porém, acabou retirando-se da corrida na volta 48, pouco antes de Lando Norris, George Russell e Nicholas Latifi também sofrerem com problemas em seus pneus.

– Não houve nenhum aviso, nenhuma vibração, nenhuma perda de aderência, tudo parecia normal e o ritmo estava muito consistente e então aconteceu. Para ser honesto, não foi a primeira vez. O carro estava muito prejudicado, só não queríamos quebrá-lo mais – lamentou Bottas.

O diretor de engenharia da Mercedes explicou que o fato de Bottas ter sido forçado a trazer o carro para o pitlane sem uma das rodas acabou provocando danos que comprometeram seu carro, impossibilitando sua permanência na corrida e a integridade do mesmo para o fim do campeonato:

– Quando você não tem a roda que segura o carro no lugar, o carro se arrasta na pista e acaba danificado, no assoalho e outros elementos aerodinâmicos. Tivemos um grande impacto no desempenho do carro, que entendemos nas voltas seguintes. Ficou claro que não íamos conseguir colocar Valtteri entre os dez primeiros, o dano era muito para ele lutar com qualquer um.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias