Diário de São Paulo
Siga-nos

LoL: como jogar bem na jungle; Zantins dá dicas para selva

No De Olho na Play desta semana, Luccas "Zantins" dá dicas de como jogar bem na jungle no League of Legends. Um bom exemplo foi dado no jogo entre Flamengo e

LOL
LOL

Redação Publicado em 25/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h39


No De Olho na Play, Zantins explica como ter bom desempenho na selva destacando diferença de seis níveis entre Ranger e Diamondprox no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021

No De Olho na Play desta semana, Luccas “Zantins” dá dicas de como jogar bem na jungle no League of Legends. Um bom exemplo foi dado no jogo entre Flamengo e FURIA, válido pelo 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2021. Filipe “Ranger” se colocou seis níveis acima de Danil “Diamondprox” durante a partida.

Aos 11 minutos, ocorre a primeira observação do analista do ge, quando a Diana de Ranger já coloca um nível de vantagem na frente do Volibear de Diamondprox. Isso é muito comum na matchup por conta de o Volibear querer gankar várias vezes no early game usando seu setup, devido a sua habilidade de controle de grupo; por outro lado, a Diana quer farmar e coletar ouro e experiência, fazendo a diferença nas fights com o dano explosivo da sua ultimate.

A situação começa a apertar para o jungler da FURIA quando ele começa a tomar decisões erradas na partida junto de seu time. Um detalhe importante destacado por Zantins seria a necessidade de atenção do caçador na condição das rotas, principalmente para saber como a wave de minions está posicionada. Com uma wave freezada, um gank pode ser executado. Com um stack de wave, pode ocorrer um dive. Ou caso seu laner seja solado ou volte à base em hora errada, aquele recurso será perdido, a não ser que você, como jungler, esteja atento para coletar o recurso. Dessa forma, terá visão do laner adversário, impedindo que o mesmo bata na torre e garanta experiência e ouro a mais que o jungler adversário.

Volibear de Diamondprox perdendo recurso na midlane no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

Volibear de Diamondprox perdendo recurso na midlane no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

Voltando para a partida, o primeiro grande erro apontado por Zantis é ignorar o conceito de otimização de tempo e de recurso. Essa falha ocorre quando o volibear, em vez de coletar o recurso mid por conta do recall da Zoe, prefere simplesmente farmar sua jungle, queimando toda a wave e o recurso que poderia compensar a XP do jungler da FURIA.

Volibear de Diamondprox fazendo play com toda sua jungle up no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

Volibear de Diamondprox fazendo play com toda sua jungle up no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

O segundo erro apontado por Luccas “Zantins” é o fato de o Volibear dar a cara no rio, tentar fazer alguma ação no mapa e perder o tempo dos seus campos, givando XP e ficando ainda mais atrás do jungler adversário. Nessas situações, é comum que você, como jungler, avise seu time que ainda tem dois campos da botside, o que daria tempo de a Zoe e a botlane pegarem pressão e a Camille também puxar a wave aproveitando do Jayce saindo da base. Isso faria ganhar tempo no mapa, setando uma play com vantagem numérica e de maneira correta, já que ninguém perderia recurso, devido ao tempo de respawn dos campos do Volibear.

Diamondprox indo gankar depois de morrer no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

Diamondprox indo gankar depois de morrer no jogo entre Flamengo e FURIA pelo CBLOL 2021 — Foto: Reprodução

O terceiro erro para os seis níveis de diferença entre os caçadores ocorre aos 12 minutos, quando, depois de givar seus dois campos botside e dar a cara no rio para tentar fazer a play, Diamondprox tenta invadir a jungle adversária sem pressão das rotas. Após morrer, o jungler da FURIA vai direto para topside e ganka o Jayce tendo quatro campos vivos enquanto a Diana farma e fica forte, abrindo a vantagem avassaladora no late game.

Conclusão

Apenas gankar e não farmar seus campos vai, sim, te deixar atrás no jogo. Mesmo com kills na sua mão, que não são 100% garantidas, a jungle dá muito XP, e ouro é o recurso básico de qualquer jungler. Então lembre-se de sempre farmar sua selva e apenas executar ganks nas janelas de oportunidade nas quais você não perde muito recurso, fato que ocorre no intervalo dos campos da sua jungle.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe