Diário de São Paulo
Siga-nos

LeBron, Hamilton e outros atletas celebram condenação de policial que matou George Floyd

LeBron James e Lewis Hamilton foram às redes sociais comemorar a condenação do policial branco Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd nos Estados

Lebron
Lebron

Redação Publicado em 21/04/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h01


LeBron James e Lewis Hamilton foram às redes sociais comemorar a condenação do policial branco Derek Chauvin pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos em 2020. Assim que o resultado do júri foi divulgado, James postou:

LeBron James celebra — Foto: Reprodução

LeBron James celebra — Foto: Reprodução

“Responsabilização”.

Hamilton fez uma sequência de postagens, dizendo que a justiça foi feita, mas ressaltando que esse é apenas o primeiro passo em busca de uma sociedade mais justa.

Hamilton Floyd — Foto: Reprodução

Hamilton Floyd — Foto: Reprodução

“Justiça por George! As emoções que sinto nesse momento são difíceis de descrever. Derek Chauvin foi considerado culpado. Essa é a primeira vez que um agente branco é condenado por assassinar um homem negro em Minnesota. Isso é monumental. A morte de George não foi em vão”

Ex-jogador e dirigente dos Lakers, Magic Johnson foi mais um a se manifestar sobre a decisão da justiça americana.

Magic Johnson — Foto: Reprodução

Magic Johnson — Foto: Reprodução

“Obrigado Deus… culpado! A justiça foi feita”

Outros atletas também comemoraram a decisão na internet, entre eles o pivô Karl-Anthony Towns, astro do Minnesota Timberwolves, time da região em que o assassinato aconteceu.

“Justiça e responsabilização! Coisas que eu nunca pensei que veria. Há muito trabalho para ser feito, mas isso é um ótimo começo para a reforça que esse país precisa”

Ja Morant, armador do Memphis Grizzlies, também destacou que a justiça foi feita nos tribunais.

Ja Morant — Foto: Reprodução

Ja Morant — Foto: Reprodução

“Justiça”

Assim como vários outros atletas e personalidades da NBA, LeBron foi muito ativo ao longo dos últimos 11 meses protestando contra a violência policial nos EUA e pedindo justiça por George Floyd.

Algumas franquias da NBA também se pronunciaram sobre o caso. O Brooklyn Nets postou em sua redes sociais um vídeo do técnico e ex-jogador da liga Steve Nash que classificou a medida como um “pequeno ato de justiça que nos dá um pouco de esperanças”. Na postagem de Brooklyn, a franquia ressaltou o trecho que Nash diz: “Eu só espero que esse tipo de posicionamento feito pelo nosso sistema judiciário nos dê esperança e precedentes para que esse tipo de veredito seja a norma.”

Outro técnico que se pronunciou sobre o caso foi Tyron Lue, do Los Angeles Clippers. Em sua fala Lue ressaltou que ainda era um dia triste porque George Floyd não poderia ter sua vida recuperada. Mas, para o treinador, é bom ver pessoas sendo responsabilizadas por suas ações.

O Los Angeles Lakers, time de de LeBron James, fez um pronunciamento duro em suas redes sociais onde reafirma que: “Mesmo que encorajados pela condenação de Derek Chauvain, nós precisamos entender que a possibilidade de justiça deixou de existir no momento em que George Floyd perdeu seu direito de respirar. O que temos hoje, no entanto, é a segunda melhor coisa: a responsabilização”.

O time continuou o posicionamneto dizendo que continua de luto pela vida de George Floyd e de milhares de pessoas que sofrem injustiças raciais todos os dias. Os Lakers completam que vão continuar usando sua voz para cobrar que a nação siga vivendo sob a promessa de liberdade, igualdade e justiça para todos.

O Minnesota Timberwolves, time da cidade de Minneapolis, onde Floyd foi assassinado, também se pronunciou nas redes sociais. A equipe relembrou a dor que a morte de Floyd causou em milhares de pessoas e resssaltou que a desigualdade acial e social estão enraizadas na sociaedade. Os Timberwolves ressaltaram que estão comprometidos em continuar influenciando mudanças e promovendo ações de impacto para seguir na busca de liverdade e justiça para todos.

“Nós estamos esperançosos que a decisão de hoje sirva como um passo adiante, mas ela não diminui a dor física e emocional que existe em ambientes onde o racismo sistêmico existe.”

Os Spurs postaram em seus perfis um víde de nove minutos e 29 segundos, tempo que o policial ficou ajoelhado no pescoço de Floyd, com os dizeres “Vidas Negras Importam”.

Negro, George Floyd foi assassinado na mesma Minneapolis no dia 25 de maio de 2020 estrangulado por Derek Chauvin, um policial branco, que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma nota falsificada de U$S 20 em um supermercado.

Chauvin ficou mais de 8 minutos ajoelhado em cima do pescoço de George Floyd, enquanto a vítima dizia que não conseguia respirar.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias