Diário de São Paulo
Siga-nos
MUDANÇA DE REGRA

Futebol brasileiro fará mudança de regra em pênalti; entenda melhor

A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais

A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais - Imagem: Reprodução/Freepik
A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 11/04/2024, às 12h22


O futebol brasileiro recebe uma nova regra relacionada a marcações de pênalti em lances de toque na mão. A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais.

De acordo com a CNN, na última terça-feira (9), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu com árbitros de todo o país para repassar as mudanças. Agora, o jogador de defesa que impedir o ataque dentro da área com a mão, mas de forma não deliberada, não será mais advertido com cartão.

Além disso, o defensor que impedir clara oportunidade de gol dentro da área e com a mão, será punido com cartão amarelo. Por fim, a IFAB também promoveu mudanças no que diz respeito à invasão da área no momento do pênalti.

Já no ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área para ter vantagem na disputa. Neste caso, será marcado tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.

Na defesa, o atleta não pode invadir a área antes da cobrança para ter qualquer vantagem na disputa da bola. Caso isso aconteça, o pênalti será repetido.

Quando começará a novidade?

Segundo a IFAB, as modificações serão colocadas em prática a partir de julho deste ano. Todavia, também é permitido antecipar a aplicação para competições que estão prestes a começar, caso das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, que começam ainda neste mês.

As medidas entrarão em vigor já no próximo sábado (13) nas competições coordenadas pela CBF que começarem a partir desta data. No caso das competições que ainda estão em andamento, as novidades serão válidas a partir da próxima fase de disputa.

A situação se aplica a:

  • Copa do Brasil - 3ª Fase;
  • Copa do Nordeste - Semifinal;
  • Copa Verde - Final;
  • Feminino A1 - 2ª Fase;
  • Brasileirão Sub-20 - 2ª Fase;
  • Brasileirão Feminino Sub-20 - 2ª Fase;
  • Copa do Brasil Sub-17 - Semifinal.
Compartilhe  

últimas notícias