Diário de São Paulo
Siga-nos
NOVA REGRA?

Fifa se manifesta sobre a inclusão do cartão azul no futebol; veja a nota

O Cartão Azul pode ser testado ainda em 2024. Ele foi inspirado em uma regra do Rúgbi

O Cartão Azul pode ser testado ainda em 2024. Ele foi inspirado em uma regra do Rúgbi - Imagem: Reprodução/X @Oledobrasil
O Cartão Azul pode ser testado ainda em 2024. Ele foi inspirado em uma regra do Rúgbi - Imagem: Reprodução/X @Oledobrasil

Ana Rodrigues Publicado em 09/02/2024, às 12h21


Após o burburinho causado pela possível implementação de um cartão azul nas regras do futebol fez a Fifa - maior entidade do esporte - publicar um esclarecimento nesta quinta-feira (8).

Segundo a CNN, a federação internacional falou que os rumores sobre a implementação do cartão azul no mais alto nível do futebol são "incorretos e prematuros", mas ainda deixou em aberto a possibilidade dos testes nas ligas e categorias de base.

A FIFA deseja esclarecer que os relatos sobre o chamado “cartão azul” nos níveis de elite do futebol são incorretos e prematuros. Quaisquer testes desse tipo, se implementados, devem limitar-se a testes de forma responsável em níveis inferiores (jogos das categorias de base), uma posição que a FIFA pretende reiterar quando este item da agenda for discutido na Assembleia Geral do IFAB em 2 de março".

Confira: 

Pela primeira vez em mais de 50 anos, o futebol contará com uma nova cor de cartão nas regras do jogo para ser aplicada pela arbitragem. Trata-se do cartão azul, que será anunciado nesta sexta-feira (9).

A princípio, a novidade será introduzida pela International Football Association Board (Ifab), o órgão que rege as regras do esporte, em um formato de teste. A informação foi dada pelo jornal britânico "The Telegraph".

Segundo as fontes da Ifab, o cartão azul tem como objetivo diminuir faltas apelativas que impedem chances claras de gol e também as reclamações como árbitros, situações que antes renderiam um cartão amarelo.

O jogador ou jogadora que receber este cartão azul ficará fora da partida por 10 minutos, podendo retornar depois. A regra é inspirada em uma do rúgbi, que usa com sucesso a famosa "penalty box".

Através do presidente Aleksander Ceferin, a Uefa por sua vez, já se posicionou publicamente contra. Por isso, é improvável que a Eurocopa 2024 ou até mesmo a próxima edição da Champions League adote o novo cartão.

Isso não é mais futebol", reclamou Ceferin em entrevista ao próprio Telegraph, no mês passado.

Porém, caso a Ifab decida incluir o cartão azul nas regras oficiais do jogo, a Uefa será obrigada a adotá-lo.

Compartilhe  

últimas notícias