Diário de São Paulo
Siga-nos

Focada em 2022, Mercedes garante que não desistiu de título deste ano

Esta foi a quarta corrida seguida que a Mercedes viu sua principal rival, a RBR, vencer no ano. Mas, diferentemente das demais, essa foi a primeira onde a

MERCEDES
MERCEDES

Redação Publicado em 28/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h31


Após perder a quarta corrida seguida para a RBR, neste domingo, no GP da Estíria, equipe alemã revela que parou de desenvolver o carro de 2021, mas diz que campeonato está aberto

Esta foi a quarta corrida seguida que a Mercedes viu sua principal rival, a RBR, vencer no ano. Mas, diferentemente das demais, essa foi a primeira onde a dominância da equipe austríaca ficou evidente, com Max Verstappen chegando a impor 16s para Lewis Hamilton antes de o britânico fazer a segunda parada em busca da volta mais rápida. Segundo o chefe da Mercedes, Toto Wolff, o déficit pode ser explicado com a mudança de foco da equipe para o carro de 2022. Mas o dirigente garante que o time não desistiu do campeonato.

– O campeonato ainda está aberto. Esse nunca foi nosso melhor circuito. Não quer dizer que não temos armas para brigar pelo resto do ano. Essa é a primeira corrida em oito anos que ficamos devendo ritmo, mas porque paramos de desenvolver o carro desse ano por acreditar que os próximos anos são muito importantes. Porque a mudança não atinge apenas o ano que vem, mas os próximos, com um conceito completamente diferente de carro, e você precisa escolher o equilíbrio (entre desenvolver o carro de 2021 e o do ano seguinte) – diz Toto.

Em casa, RBR celebra “vitória mais dominante” sobre a Mercedes em 2021

Wolff complementou…

– Não faz sentido dedicar uma ou duas semanas, ou um mês, no carro atual porque os ganhos não vão ser nem de longe os ganhos que faríamos no carro de 2022. Ao dizer isso, o campeonato está longe de estar decidido. Tivemos um fim de semana difícil na Áustria, sem armas para vencer essa corrida. Mas ainda vamos vencer corridas esse ano, ainda vamos fazer pole e ainda vamos lutar o máximo que der por cada pequeno resultado – garante.

Toto reconhece o mérito da RBR em adotar a estratégia de focar no carro de 2021 para garantir o título deste ano, mas acredita que até mesmo a rival deverá mudar o foco para o projeto do ano que vem em determinado ponto, fazendo com que a forma com que a equipe trabalha o acerto dos carros, os pneus… ganhem mais importância.

– Quase todo mundo está focando no carro do ano que vem. Alguns podem trazer novos componentes, como a RBR, que trouxe caminhões de coisas na quinta e na sexta. E é justo, faz parte de uma estratégia que tem se mostrado bem sucedida, já que hoje eles estavam em outro patamar. Mas o campeonato não se vence apenas com mudanças na aerodinâmica, porque em certo ponto até a RBR, que segue desenvolvendo essa parte, precisará mudar seu foco para o carro de 2022. Então a forma como você trabalha o acerto do carro, os pneus e outros aspectos se tornará muito importante – explica.

Com a vitória de ponta a ponta de Max Verstappen no GP da Estíria, neste domingo, a RBR já soma cinco triunfos no atual campeonato contra três da Mercedes – todos conquistados por Lewis Hamilton; no Bahrein, Portugal e Espanha. Segundo colocado na prova no Circuito de Spielberg, o britânico reconheceu a necessidade de uma resposta rápida de sua equipe frente ao avanço da rival, mas garantiu que tenta se manter tranquilo diante da situação na temporada.

– Tento não me preocupar com isso. Quero dizer, eles são simplesmente mais rápidos naturalmente, então não há muito que eu possa fazer a esse respeito. Só tenho que continuar tentando fazer o melhor trabalho que posso a cada fim de semana – disse Hamilton.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias