Diário de São Paulo
Siga-nos

F1 quer realizar terceira corrida classificatória no GP do Brasil

Depois do primeiro teste das corridas classificatórias da Fórmula 1 no GP da Inglaterra, em julho, a categoria revelou que a novidade, que substitui a

f1
f1

Redação Publicado em 09/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h44


Depois do primeiro teste das corridas classificatórias da Fórmula 1 no GP da Inglaterra, em julho, a categoria revelou que a novidade, que substitui a classificação de três segmentos em eventos selecionados, fez sucesso entre pilotos e equipes e também com patrocinadores e promotores. Já confirmada a intenção de testar novamente a ideia no GP da Itália, Stefano Domenicali, presidente da F1, revelou que pretende levar as provas classificatórias também para o GP do Brasil, previsto para 7 de novembro.

– Quando falamos sobre as corridas classificatórias, a ideia era oferecer algo diferente para os interessados na Fórmula 1. Pretendíamos fazer três testes: um foi feito em Silverstone, outro será em Monza, e o outro será no final da temporada, no Brasil. Ao final desses testes, vamos ter um plano para ver qual será o próximo passo – confirmou o italiano.

A novidade, testada na prova no Circuito de Silverstone, consiste na adoção de uma corrida curta no sábado para definir o grid de largada da corrida do domingo. As posições iniciais da disputa, por sua vez, são confirmadas por uma classificação padrão em três segmentos na sexta-feira.

As corridas classificatórias foram pensadas como uma alternativa para tornar todo o fim de semana de corrida – não apenas o domingo – mais atrativo, o que Domenicali garante que funcionou na etapa britânica:

– Depois da primeira experiência em Silverstone, a resposta dos pilotos e da mídia foi muito positiva. Também foi positivo para os promotores das corridas, porque todo dia tínhamos algo novo a oferecer. As pessoas que foram ao autódromo estavam animadas já na sexta-feira. O resultado foi dramaticamente positivo, e vimos que o fator financeiro também foi. Mas estamos fazendo um ajuste fino com alguns dos comentários que recebemos.

Max Verstappen foi primeiro vencedor da inaugural corrida classificatória e larga da pole no GP da Inglaterra — Foto:  Mark Thompson/Getty Images

Max Verstappen foi primeiro vencedor da inaugural corrida classificatória e larga da pole no GP da Inglaterra — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Domenicali, que já havia explicado que as provas classificatórias seriam um evento pontual ao invés de tomarem parte em todas as etapas da F1, disse que um dos critérios para a escolha dos palcos para os testes foram etapas históricas. Monza e Interlagos são alguns dos circuitos mais antigos da categoria; a pista italiana está presente desde 1950.

Embora não conte com pódio, a corrida classificatória também trouxe procedimentos diferentes para a comemoração, como o uso de uma coroa florida e um desfile com os três primeiros colocados. O italiano revelou, ainda, que novidades serão introduzidas nos outros testes.

– As provas classificatórias não serão em todas as corridas. Temos ideias para criar um formato especial para alguns GPs históricos, e oferecer prêmios especiais. Estamo prontos para preparar, no fim do ano, uma proposta que pode ajudar no que será um grande passo rumo a um futuro diferente na F1 – adiantou.

Largada da corrida classificatória do GP da Inglaterra, liderada por Max Verstappen de ponta a ponta — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Largada da corrida classificatória do GP da Inglaterra, liderada por Max Verstappen de ponta a ponta — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

A F1 encara mais três semanas de pausa até o retorno da temporada 2021 no GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, marcado para 29 de agosto. Lewis Hamilton e a Mercedes lideram os campeonatos de pilotos e construtores.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias