Diário de São Paulo
Siga-nos

Em 2001, Nigel Mansell assinou com a Minardi para guiar carro de dois lugares. E fez lambança…

Vinte anos atrás, no dia 14 de fevereiro de 2001, a Minardi fechou a contratação de Nigel Mansell! Mas, calma, o Leão não assinou para correr pela simpática e

Nigel Mansell
Nigel Mansell

Redação Publicado em 14/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h59


Leão foi contratado para corridas promocionais mas os mais apressadinhos cogitaram de ele fazer parceria de verdade com estreante Fernando Alonso; em Donington, inglês causou acidente

Vinte anos atrás, no dia 14 de fevereiro de 2001, a Minardi fechou a contratação de Nigel Mansell! Mas, calma, o Leão não assinou para correr pela simpática e saudosa equipe italiana na Fórmula 1, mas sim para participar de corridas com carros da categoria adaptados para dois lugares. O problema é que, quando entrou na pista para “correr”, em agosto daquele mesmo ano, o campeão mundial de 1992 fez uma lambança monumental… Contaremos adiante.

Após assumir o comando da Minardi, o australiano Paul Stoddart viu na contratação de Mansell uma boa jogada de marketing para a equipe e, claro, para sua companhia aérea, a European Aviation. Evidentemente, a empresa teria sua logomarca estampada nos carros do time na temporada de 2001, e a ideia de entrar em corridas com carros de dois lugares não parecia má ideia.

Afinal, alguns privilegiados pagariam uma boa grana para serem guiados em alta velocidade, ainda mais pelo Leão. Além disso, Mansell pilotando um carro de Fórmula 1 – mesmo que adaptado – seria interessante de se ver e, sem dúvida, atrairia os olhares da mídia e fãs. Vale lembrar que Nigel tinha feito sua última corrida em 1995, após fracassada e curtíssima passagem pela McLaren.

Nigel Mansell assinou contrato com a Minardi em 2001 para provas de exibição — Foto: Reprodução/rede social

Nigel Mansell assinou contrato com a Minardi em 2001 para provas de exibição — Foto: Reprodução/rede social

O problema é que, até aquele instante, apenas Fernando Alonso estava confirmado como piloto titular de verdade da Minardi na F1. Será possível que Stoddart faria a loucura de colocar Mansell, aos 47 anos de idade, como companheiro de um estreante de 19 anos? A boataria correu solta, mas Stoddart desmentiu veementemente essa possibilidade.

– Essas notícias são absolutamente falsas. Mansell tem contrato para guiar o carro de dois lugares, mas é só. Não sabemos com que frequência isso vai acontecer porque ele tem uma agenda cheia, então não deve ser mais do que quatro ou seis vezes ao longo do ano – garantiu o dirigente.

De qualquer forma, o marketing estava feito, e lá foi Mansell guiar o tal carro de dois lugares, que, por motivos óbvios, não tinha desempenho semelhante a um F1 contemporâneo, embora fosse veloz. Nessas corridas de exibição, o Leão seria efetivamente o “companheiro” de equipe de Fernando Alonso. Em Donington Park, o jovem espanhol e o veterano inglês disputaram palmo a palmo a primeira colocação. Até que…

Na última volta, na saída da curva de acesso à reta dos boxes, Mansell atacou Alonso de verdade! Estabanado como muitas vezes na carreira, o Leão errou o cálculo e abalroou o carro do “companheiro”! Uma formidável confusão a poucos metros da linha de chegada! Enquanto os dois carros da Minardi ficaram parados e danificados no meio da pista, os outros pilotos passaram e receberam a bandeirada…

Como de costume, Mansell tentou manobra impossível e passou por cima de Alonso em exibição, em 2001 — Foto: Reprodução

Como de costume, Mansell tentou manobra impossível e passou por cima de Alonso em exibição, em 2001 — Foto: Reprodução

Mansell e seu carona, o empresário Jonathan Frost, que pagou US$ 55 mil para participar da corrida, saíram ilesos. Mesmo tendo dado um prejuízo bastante razoável à Minardi, o Leão tentou minimizar o acidente. Impossível, claro:

– Uma coisa é certa, você viu uma corrida de verdade lá. Foi apenas um daqueles soluços de automobilismo. Acabamos de bater na parte de trás do carro da frente, foi muito infeliz e lamentável – comentou o inglês.

Mansell passa por cima de Alonso em corrida de exibição em Donington, em 2001 — Foto: Reprodução/rede social

Mansell passa por cima de Alonso em corrida de exibição em Donington, em 2001 — Foto: Reprodução/rede social

Ironicamente, o “chefe” de Mansell, Paul Stoddart, aproveitou a confusão para vencer a corrida, que teve ainda a participação de Tarso Marques (que era o titular da Minardi na F1 em 2001) e Alex Yoong (que substituiria o brasileiro na parte final daquele campeonato). Stoddart fingiu que estava tudo bem, claro.

– Todos estão bem e isso prova a força dos carros modernos de Fórmula 1. Eu concordo com Nigel ao dizer que não faremos isso de novo – garantiu o australiano.

 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Compartilhe