Diário de São Paulo
Siga-nos
Mundial de Clubes

Conheça os times que estão na disputa pelo título do Mundial de Clubes

O mundial começa nesta terça-feira (12), com a partida entre Al-Ittihad e Auckland, às 15h (horário de Brasília)

O mundial começa nesta terça-feira (12), com a partida entre Al-Ittihad e Auckland, às 15h (horário de Brasília) - Imagem: Reprodução/Instagram @fifa
O mundial começa nesta terça-feira (12), com a partida entre Al-Ittihad e Auckland, às 15h (horário de Brasília) - Imagem: Reprodução/Instagram @fifa

Ana Rodrigues Publicado em 12/12/2023, às 09h13


Começa nesta terça-feira (12) o Mundial de Clubes da Fifa, com a partida entre Al-Ittihad e Auckland, às 15h (horário de Brasília), na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. A competição reúne campeões de cada continente e o atual vencedor do Campeonato Árabe, anfitrião do torneio.

Segundo a CNN, há sete clubes na disputa: Al-Ahly (EGI), Auckland (NZL), Al-Ittihad (SAU), León (MÉX), Urawa Red Diamonds (JAP), Fluminense e Manchester City (ING). Nenhuma dessas equipes conquistou o Mundial anteriormente, ou seja, teremos um campeão inédito na edição de 2023.

Conheça as 7 equipes: 

Al-Ahly (Egito)

A equipe possui 116 anos e é a maior campeã da liga de seu país com 42 taças. O clube tem um grande histórico de duelos no Mundial contra times brasileiros e costuma dar trabalho. Em 2006, na semifinal enfrentou o Internacional e perdeu por 2 a 1. Já em 2012, jogou contra o Corinthians e perdeu por 1 a 0.

Os egípcios já chegou enfrentar o Palmeiras em dois Mundiais consecutivos. Em 2020, o Al-Ahly levou a melhor na disputa dos terceiro lugar, após a cobrança de pênaltis. No ano seguinte, o Verdão venceu por 2 a 0 a semifinal e despachou o time rival.

  • 9ª participação no Mundial;
  • Melhor colocação: 3º lugar em 2006 e 2020;
  • Principal jogador: Anthony Modeste.

Auckland (Nova Zelândia)

Fundado em 2004, o time garantiu sua vaga no Mundial após conquistar o 9° título da Liga dos Campeões da Oceania. A equipe possui recorde em participações no torneio da FIFA, será a 11ª vez e chegou como azarão para o torneio.

A esperança do time é o argentino Emiliano Tade, atleta com mais jogos e gols na história do clube.

  • 11ª participação no Mundial;
  • Melhor colocação: 3º lugar em 2014;
  • Principal jogador: Emiliano Tade.

Al-Ittihad (Arábia Saudita)

O time árabe disputará o Mundial por ter vencido a última Liga Saudita, sendo representante do país-sede. O clube foi fundado em 1927, onde conquistou nove títulos do Campeonato Árabe, duas Champions League da Ásia e volta ao Mundial de Clubes após 18 anos. Em sua última participação, em 2005, eles foram eliminados na semifinal pelo São Paulo de Rogério Ceni.

  • 2ª participação no Mundial;
  • Melhor colocação: 4º lugar em 2005;
  • Principais jogadores: Benzema, Kanté, Fabinho e Romarinho.

León (México)

A equipe mexicana conseguiu sua vaga no Mundial após ser campeão da Champions da CONCACAF. Ele representa a América do Norte e Central e irá estrear no torneio.

O clube é um dos maiores campeões mexicanos, onde possuí oito títulos e conta com um elenco com nomes conhecidos, como o volante Lucas Romero e o atacante Nico López.

  • 1ª participação no Mundial;
  • Principal jogador: Nico López.

Urawa Red Diamonds (Japão)

O time japonês será o representante da Ásia no Mundial de Clubes após ter vencido a última Champions League do continente contra o Al-Hilal de Neymar. O clube, porém, está vindo com uma má fase para o Mundial. O atual vencedor da Liga dos Campeões da Ásia foi eliminado na fase de grupos da edição deste ano e quer reverter este momento ruim.

  • 3ª participação no Mundial;
  • Melhor colocação: 3º lugar em 2007.

Manchester City (Inglaterra)

O time inglês é o grande favorito ao título e faz sua estreia na competição após vencer o título inédito da Champions League. O técnico Pep Guardiola conta com algumas dúvidas no elenco, por conta das lesões de Haaland e Kevin De Bruyne.

Mesmo com possíveis desfalques, o time chega ao Mundial com apenas um objetivo: conquistar mais uma taça inédita.

  • 1ª participação no Mundial;
  • Principais jogadores: Éderson, Rodri, Haaland e De Bruyne.

Fluminense

O clube carioca chega com a moral nas alturas após a ótima temporada, com o título inédito da Libertadores da América. O time comandado pelo artilheiro Germán Cano e Fernando Diniz talvez seja o principal rival do Manchester City.

Será a primeira participação do Fluminense no torneio da FIFA.

  • 1ª participação no Mundial;
  • Principais jogadores: Marcelo, Ganso, Arias e Cano.
Compartilhe  

últimas notícias