Diário de São Paulo
Siga-nos

Conheça Kaio Jorge, nova aposta do Santos, que quer ter sua imagem no muro do CT Rei Pelé

– Pai, um dia vou colocar meu nome nesse muro.

Conheça Kaio Jorge, nova aposta do Santos, que quer ter sua imagem no muro do CT Rei Pelé
Conheça Kaio Jorge, nova aposta do Santos, que quer ter sua imagem no muro do CT Rei Pelé

Redação Publicado em 20/09/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h33


Atacante de 16 anos segue o mesmo caminho de Neymar; negociação pelo primeiro contrato profissional está perto de ser sacramentada

– Pai, um dia vou colocar meu nome nesse muro.

A frase parece ser de gente grande, mas foi dita por Kaio Jorge que, na época, tinha 11 anos e passeava na calçada do famoso muro do CT Rei Pelé, onde as imagens dos ídolos eternos do Santos estão gravadas. Mesmo com pouca idade, o menino mostrava personalidade.

O sonho está crescendo. O técnico Cuca tem chamado Kaio Jorge, agora com 16 anos, para participar dos treinos no profissional do Santos. O atacante atuou alguns minutos no jogo-treino dos reservas contra a equipe sub-20, na última terça-feira.

– Estou muito feliz pela oportunidade que o professor Cuca está me dando. Não estou sentindo muita diferença para jogar. Estou me adaptando mais rápido do que o esperado, são treinos de alto nível e que vão me dando experiência. Estou pegando mais corpo, o que é muito importante. Por ter uma amizade com todos do grupo, ficou mais fácil para treinar e me entrosar – comentou Kaio Jorge, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Referências

– Tenho o Neymar como ídolo por ser um jogador muito habilidoso. Sei que ainda é muito cedo, mas meu sonho é conquistar títulos com o profissional do Santos e chegar à seleção brasileira. Ser artilheiro é muito bom, pois você é destacado e ganha moral no campeonato. Mas, se não fossem os meus companheiros, eu não iria marcar tantos gols – tinha afirmado Kaio, ao GloboEsporte.com, em 2013.

Se depender do início da carreira, a jovem promessa pode pensar em voos mais altos. Ambos começaram no futsal, disputaram e ganharam a Copa TV Tribuna de Futsal Escolar, e marcaram um gol idêntico – veja nos vídeos abaixo.

E as coincidências não param. Assim como Neymar, em sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018, com apenas 15 anos, Kaio Jorge marcou um gol e se igualou ao craque do Paris Saint-Germain, da França, como jogador mais jovem a marcar na competição.

Kaio Jorge marca golaço na Copa Tv Tribuna de Futsal Escolar

Kaio Jorge marca golaço na Copa Tv Tribuna de Futsal Escolar

Neymar já mostrava habilidade aos 13 anos, quando jogava futsal

Neymar já mostrava habilidade aos 13 anos, quando jogava futsal

No Campeonato Paulista Sub-17, Kaio Jorge já disputou nove jogos e marcou 10 gols, média de mais de um gol por partida. O atacante vivia uma incógnita quanto sua permanência no Santos junto com outros garotos.

Os pais dos atletas se reuniram com a diretoria antes do Mundial da categoria, em maio, sofrendo pressão para que aceitassem o primeiro contrato profissional. Nesta semana, a “Gazeta Esportiva” informou que as negociações avançaram e estão mais perto de um final feliz.

– Está se adiantando. Já abriram para conversar. O Cuca já está vendo seu pontencial e com certeza vai ficar melhor agora, porque já é a segunda vez treinando com os profissionais – confirmou o pai, Jorge Ramos, à reportagem do GloboEsporte.com.

Futebol no DNA

O pai de Kaio Jorge, inclusive, também foi atacante. Jorge Ramos teve passagens por Porto-PE, Gama-DF, Sport, Petrolina-PE, Cabofriense e Chaves, de Portugal. Ele foi treinado pelo ex-executivo de futebol do Santos, Ricardo Gomes, quando ambos estavam no Sport, em 1999. Kaio Jorge revela uma conversa que teve com o manager do Bordeaux.

– Conversei com Ricardo Gomes quando ele estava aqui no Santos ainda. Foi uma conversa boa onde ele me deu alguns conselhos e ele disse que foi treinador do meu pai no Sport. Falou para eu ficar tranquilo que minha hora chegaria – disse.

Elogios de Cuca e Gabigol

Ganhar moral do comandante e do atual artilheiro do Brasileirão não é para qualquer um. Kaio Jorge pode se orgulhar disso.

– E hoje está o Kaio Jorge. Já tinha saído e treinado, está se ambientando. São jogadores (ele e Marcos Leonardo, do sub-15) que daqui a pouco poderão entrar, estar no banco, e treino não seria novidade – comentou o treinador.

– O Kaio Jorge tem muita qualidade e futuro, professor faz bem em trazer, para sentir como é diferente da base. É nítida a qualidade e que possa se adaptar rapidamente para ajudar a gente – falou Gabigol, em entrevista coletiva, na última quarta-feira.

Kaio Jorge, promessa do Santos, já serviu a seleção brasileira — Foto: Divulgação / CBF

Kaio Jorge, promessa do Santos, já serviu a seleção brasileira — Foto: Divulgação / CBF

Estar no muro é um sonho em progresso, mas, em cinco anos, Kaio deixou de ser mais um para ser a bola da vez do técnico Cuca na base do Santos. Como diz o próprio garoto nas redes sociais, “Kain tá aí, hein?”

Compartilhe