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Conheça as promessas de campanha do novo presidente do Corinthians, Augusto Melo

Augusto Melo foi eleito presidente do Corinthians neste sábado (25), onde derrotou André Negão

Augusto Melo foi eleito presidente do Corinthians neste sábado (25), onde derrotou André Negão - Imagem: Reprodução/Instagram @corinthians
Augusto Melo foi eleito presidente do Corinthians neste sábado (25), onde derrotou André Negão - Imagem: Reprodução/Instagram @corinthians

Ana Rodrigues Publicado em 26/11/2023, às 08h48


Neste sábado (25), Augusto Melo foi eleito presidente do Corinthians para o triênio 2024/2026. Em uma votação realizada no Parque São Jorge, o candidato da oposição derrotou André Luiz de Oliveira, conhecido como André Negão, da chapa da situação e apoiado também pelo ex-presidente Andrés Sánchez.

Segundo a CNN, Melo recebeu 2.771 votos e construiu vitória folgada sobre André Negão, que teve 1.413. A nova gestão começa em 4 de janeiro de 2024 e seguirá até o final de 2026.

Augusto Melo quebrou uma longa hegemonia do grupo Renovação & Transparência no Corinthians. A chapa da situação - apoiada por Andrés Sánchez - estava à frente do clube paulista desde 2007, ano que marcou a queda de Alberto Dualib e a reforma nos métodos eleitorais do clube.

O empresário Augusto Melo chega ao posto após ficar com a segunda colocação nas eleições de 2020, quando Duilio Monteiro Alves acabou eleito.

Quais foram suas promessas de campanha?

Futebol

Augusto indicou que renovaria apenas com um dos dez jogadores que terão o contrato encerrado em 2023. A ideia seria propor um vínculo de produtividade ao meia Renato Augusto, que, segundo opinião do novo mandatário, não consegue manter o alto nível em um grande volume de jogos.

Melo também voltou a bater na tecla de necessidade de reformulação do plantel para readquirir características históricas do Corinthians e para isso, relembrou os times das décadas de 1980 a 1990, os quais considerou terem a identidade do clube.

Categorias de base

Melo destaca sua participação como assessor das categorias de base, entre 2015 e 2017. O presidente eleito quer uma conclusão do alojamento de atletas e afirmou que, em seu mandato, todos os garotos terão 100% dos direitos econômicos ligados ao Corinthians.

Outro ponto considerado fundamental por ele é a integração entre a base e o futebol profissional. Para isso, a principal proposta é derrubar o muro que divide os CTs dos departamentos e implementar reuniões periódicas entre as duas diretorias.

Futebol Feminino

Após retornar as atividades em 2016, o Corinthians se consolidou como uma verdadeira potência do futebol feminino no Brasil. Com três títulos da Libertadores e cinco Brasileirões, a modalidade se tornou uma espécie de xodó do torcedor alvinegro.

O empresário reconheceu o bom trabalho feito pelo departamento de futebol feminino, mas, ainda enxerga margem para melhorias. Melo já esteve na Europa, onde conheceu as estruturas do Paris Saint Germain, da França e do Barcelona, da Espanha, para o futebol feminino. Ainda segundo ele, o foco será o investimento em estrutura e em profissionais ainda mais capacitados para alavancar ainda mais o departamento.

Venda de jovens jogadores

Nos últimos meses, na gestão de Duilio Monteiro Alves, o Corinthians negociou uma série de jovens com o futebol europeu, como por exemplo: Robert Renan, Gustavo Mantuan, Murillo, Adson e Pedro. Os valores obtidos renderam grandes divergências quanto às concepções do negócio.

Na sua campanha, Melo afirmou que trabalharia para segurar os jogadores no clube em um primeiro momento, para posteriormente tentar negociá-los por uma quantia maior.

O presidente eleito também afirmou que, nenhuma das vendas recentes do Corinthians ocorreu sob uma proposta irrecusável. Augusto disse que, boas negociações dos jovens poderiam reduzir substancialmente a dívida do clube.

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