Diário de São Paulo
Siga-nos

Com preocupações defensivas, Espanha enfrenta a Suíça sem Xhaka, seu principal destaque

Os torcedores de Espanha e Suíça têm diferentes motivos para se preocupar antes da partida das oitavas de final da Eurocopa, nesta sexta-feira, às 13h (de

espanha
espanha

Redação Publicado em 02/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h19


Três gols sofridos contra a Croácia ligam alerta no time espanhol. Capitão suíço foi o melhor em campo nas oitavas e, suspenso, está fora da partida desta sexta-feira

Os torcedores de Espanha e Suíça têm diferentes motivos para se preocupar antes da partida das oitavas de final da Eurocopa, nesta sexta-feira, às 13h (de Brasília). O SporTV transmite o jogo ao vivo, com exclusividade, e você acompanha tudo em tempo real no ge.

A seleção espanhola vem de uma vitória na prorrogação sobre a Croácia, onde sofreu três gols: numa falha incrível do goleiro Unai Simon e outros dois nos minutos finais do tempo regulamentar. Os suíços terão o desafio de atuar sem seu capitão e principal jogador Granit Xhaka, eleito o melhor em campo na classificação contra a França.

As duas seleções já se enfrentaram 22 vezes na história, com 16 vitórias espanholas, 5 empates e apenas um triunfo suíço. No ano passado elas se enfrentaram duas vezes pela Liga das Nações: uma vitória espanhola por 1 a 0 e um empate por 1 a 1. Também nesta sexta, Bélgica e Itália se enfrentam em Munique. No sábado, República Tcheca x Dinamarca e Ucrânia x Inglaterra fecham a fase de quartas de final.

Apagão na defesa espanhola

Com média de 67,5% de posse de bola nas quatro partidas disputadas na Eurocopa até aqui, a Espanha tem números expressivos na parte ofensiva. É de longe a equipe que tem a bola por mais tempo na competição, além de ser o melhor ataque, com 11 gols marcados.

Defensivamente, de uma forma geral, o desempenho na Euro também é bom. Dominando a posse de bola e com uma marcação bem adiantada, a seleção espanhola não dá muitas chances aos seus adversários. Na fase de grupos, sofreu apenas um gol. Unai Simon é um dos goleiros que menos trabalhou, com apenas cinco defesas nas quatro partidas disputadas. Porém, a partida das oitavas de final ligou o alerta primeiro por causa de um gol contra bizarro de Simon (veja no vídeo acima).

– Já assisti ao lance umas seis ou sete vezes. E não, o sol não me atrapalhou. Eu só tomei uma escolha ruim. Foi um acidente – disse o goleiro espanhol após a falha.

Unai Simón Espanha Croácia — Foto: Hannah Mckay/Reuters

Unai Simón Espanha Croácia — Foto: Hannah Mckay/Reuters

Os erros defensivos não pararam por aí. Vencendo a partida por 3 a 1, a Espanha permitiu que a Croácia fizesse dois gols nos minutos finais do segundo tempo: aos 39 e aos 46 minutos. O segundo com direito a um cabeceio de Pasalic com total liberdade na área espanhola. Apesar disso, o técnico Luis Enrique fez elogios ao sistema defensivo.

– Somos uma das melhores seleções a nível defensivo. Isso está nos dados. Um gol sofrido em erro individual acontece. Mas a equipe tem se portado muito bem defensivamente. Unai Simon não tem que se martirizar. O que importa é o que fazemos depois dos nossos erros. Você precisa refletir após as partidas – concluiu o treinador.

Suíça perde seu principal destaque

Melhores momentos: França 3 (4) x (5) 3 Suíça pelas oitavas de final da Eurocopa

Melhores momentos: França 3 (4) x (5) 3 Suíça pelas oitavas de final da Eurocopa

No linguajar boleiro, quando um jogador é o grande nome do time, costuma-se dizer que ele é o “10 e faixa”. Na Suíça, o volante Xhaka é mais do que isso. Vestindo a camisa 10 e usando a braçadeira de capitão, comanda o meio de campo da sua seleção. É o sétimo jogador com mais passes completos na Eurocopa e foi eleito o melhor em campo na partida mais importante, nas oitavas de final, contra a França (veja os melhores momentos no vídeo acima)

“Escrevemos a história do futebol desta nação. Temos a Espanha nos quartas-de-final; vai ser difícil, mas agora estamos sonhando”, disse Xhaka, após a partida da última segunda-feira.

Xhaka, da Suíça, foi eleito o melhor em campo na partida contra a França — Foto: Uefa

Xhaka, da Suíça, foi eleito o melhor em campo na partida contra a França — Foto: Uefa

A partida contra a França teria sido perfeita para Xhaka, caso não recebesse o seu segundo cartão amarelo, ficando assim suspenso para o duelo com a Espanha. Com a ausência do meio-campista do Arsenal, o técnico Vladimir Petkovic deve lançar como substituto Denis Zakaria, do Borussia M’Gladbach (mesmo time dos titulares Yan Sommer, Nico Elvedi e Breel Embolo). O treinador comentou a perda do capitão, mas manteve o otimismo.

– Eles têm que deixar o jogo contra a França de lado. Obviamente, é preciso essas emoções, mas já pensamos no próximo adversário. Somos uma equipe que trabalha bem junta. Um jogador como Xhaka é uma baixa significativa. Mas estamos otimistas e faremos o possível para passar – disse Petkovic.

Prováveis escalação da Espanha

Unai Simón; Azpilicueta, Eric García, Laporte, Alba; Koke, Busquets, Pedri; Sarabia, Morata, Ferran Torres

O técnico Luis Enrique afirmou que ainda não tem certeza da equipe que colocará em campo, mas elogiou o grupo técnica e fisicamente.

– Nossa condição física é absoluta. Os números dos rapazes são impressionantes. Tenho confiança nos 24 do elenco, estão todos com ótima condição física. A questão da sequência de jogos intensos é muito mais mental do que física.

Gol de Ferrán Torres! Espanha 3 a 1 sobre a Croácia nas oitavas (vitória por 5 a 3)

Provável escalação da Suíça

Sommer; Elvedi, Akanji, Rodríguez; Widmer, Freuler, Zakaria, Zuber; Shaqiri; Embolo, Seferović

Com o desfalque de Xhaka, a tendência é que entre Zakaria. A responsabilidade cresce sobre outros líderes da seleção, como Xherdan Shaqiri, meia do Liverpool. O técnico Vladimir Petkovic ainda não confirmou a equipe que entrará em campo, mas garantiu que uma grande preparação foi feita.

– Fizemos uma análise de vídeo, falamos sobre o adversário e treinamos. Tivemos três dias de recuperação, estamos bem preparados mentalmente. Tenho total confiança na equipe, vamos mostrar essa fome durante os 90 minutos – disse o comandante.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias