Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil começa Mundial de judô com uma vitória e vaga olímpica

O Brasil começou o Mundial de judô, em Budapeste, longe do pódio, mas com a vaga olímpica garantida para Eric Takabatake (60kg) e encaminhada para Gabriela

JUDO
JUDO

Redação Publicado em 06/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h37


Eric Takabatake chega às oitavas de final em Budapeste e se classifica para Tóquio. Gabriela Chibana, eliminada na primeira luta, deve confirmar presença nas Olimpíadas. Ranking fecha após Mundial

O Brasil começou o Mundial de judô, em Budapeste, longe do pódio, mas com a vaga olímpica garantida para Eric Takabatake (60kg) e encaminhada para Gabriela Chibana (48kg). Neste domingo, dia de abertura do Mundial – último torneio que vale pontos no ranking olímpico – Takabatake foi eliminado nas oitavas de final enquanto Gabriela perdeu na estreia.

O ranking olímpico será fechado depois do Mundial. Eric, matematicamente, se garantiu em Tóquio. Gabriela, praticamente. Ela já estava na zona de classificação olímpica e, mesmo com o resultado do Mundial, a derrota na estreia, deve confirmar a vaga para as Olimpíadas.

Gabriela Chibana foi a primeira a entrar no tatame da Laszló Papp Arena e não conseguiu passar pela israelense Shira Rishony, número 13 do mundo, que pontuou um waza-ari e administrou a vantagem até o fim da luta.

Gabriela Chibana perde na primeira luta e ainda espera confirmação da vaga olímpica

Gabriela Chibana perde na primeira luta e ainda espera confirmação da vaga olímpica

A primeira vitória brasileira saiu em seguida, com Takabatake. Em luta dura com o sul-coreano Harim Lee, o brasileiro forçou dois shidos no adversário, levou um, e decidiu o combate no golden score, projetando Lee para marcar um waza-ari e avançar às oitavas de final. Nessa fase, Eric parou nas punições diante do búlgaro Yanislav Gerchev e finalizou sua participação no Mundial com uma vitória e uma derrota.

Eric Takabatake para nas oitavas de final do Mundial e está nas Olimpíadas

Eric Takabatake para nas oitavas de final do Mundial e está nas Olimpíadas

Larissa Pimenta compete nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Brasil será representado pela meio-leve Larissa Pimenta no segundo dia de disputas. Uma das principais revelações do judô brasileiro neste ciclo olímpico, Larissa vai em busca de sua primeira medalha em Mundiais Sênior. Ela é uma das cabeças de chave de sua categoria e, por isso, estreará na segunda rodada contra a vencedora do confronto entre Naomi Van Krevel (Holanda) e Kristine Jimenez (Panamá).

O Brasil não terá representantes nas chaves masculinas do meio-leve nesta segunda. Daniel Cargnin, que havia sido convocado para esse Mundial, testou positivo para Covid-19 nos protocolos pré-viagem e ficou fora da disputa.

Veja a programação do Mundial

Domingo (6/06)
– Eliminatórias
48kg – Gabriela Chibana – eliminada na estreia
60kg – Eric Takabatake – eliminado nas oitavas de final

Segunda (7/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
52kg – Larissa Pimenta
66kg – sem brasileiros

Terça (8/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
57kg – Ketelyn Nascimento
73kg – Eduardo Barbosa

Quarta (9/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
63kg – Ketleyn Quadros e Alexia Castilhos
81kg – Eduardo Yudy e Guilherme Schimidt

Quinta (10/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
70kg – Maria Portela
90kg – Rafael Macedo

Sexta (11/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
78kg – Mayra Aguiar
100kg – Rafael Buzacarini e Leonardo Gonçalves

Sábado (12/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
+78kg – Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza
+100kg – Rafael Silva e David Moura

Domingo (13/06)
– Eliminatórias
12h – Finais
Equipes mistas

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias