Diário de São Paulo
Siga-nos

Barra Bonita e Marília terão dois representantes cada na Olimpíada de Tóquio

Com o início oficial das disputas na Olimpíada de Tóquio, o Brasil terá a 12º maior delegação entre os 206 países que participarão dos Jogos. Ao todo, são 302

OLIMPIADA
OLIMPIADA

Redação Publicado em 22/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h42


Com o início oficial das disputas na Olimpíada de Tóquio, o Brasil terá a 12º maior delegação entre os 206 países que participarão dos Jogos. Ao todo, são 302 atletas divididos em 35 modalidades, segundo a lista oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O Brasil leva ao outro lado do mundo o maior número de atletas em uma Olimpíada realizada fora do país em sua história. A maior delegação brasileira foi na edição dos Jogos do Rio, em 2016, quando o Brasil contou com 465 representantes por ser o país-sede e ter representantes em todas as modalidades.

A cerimônia de abertura da Olimpíada será na sexta-feira, às 7h45 (de Brasília).

As regiões de Barra Bonita e Marília terão quatro atletas divididos em quatro modalidades que vão representar o Brasil em Tóquio. Confira a lista a baixo dos representantes e em qual modalidade cada um deles busca uma medalha olímpica.

Thiago Braz – salto com vara

Thiago Braz se reinventa no  Rio e troca pressão por topo do pódio — Foto: Reuters

Thiago Braz se reinventa no Rio e troca pressão por topo do pódio — Foto: Reuters

Nascido em Marília, Thiago Braz é o atual campeão olímpico no salto com vara. O atleta de 27 anos proporcionou um dos melhores momentos dos Jogos do Rio 2016 ao quebrar o recorde olímpico e saltar 6,03m, sendo um dos principais nomes brasileiros na competição.

Em Tóquio, Braz terá duas missões complicadas: ganhar o segundo ouro consecutivo e tentar manter ou quebrar o recorde pessoal. O atletismo tem início no dia 30 de julho com disputas até 8 de agosto.

Augusto Dutra – salto com vara

Augusto Dutra prata salto com vara Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Augusto Dutra prata salto com vara Pan de Lima — Foto: Wagner Carmo/CBAt

Augusto Dutratambém nasceu em Marília. O atleta chega nesta edição das Olimpíadas como tricampeão do salto com vara nos Jogos Sul-Americanos. No Pan de Lima, em 2019, o atleta ficou com a prata.

Dutra é um grande amigo de Thiago Braz. A dupla do interior treinou junto para Olimpíada de 2016. Em sua segunda participação no maior evento esportivo do mundo, ele busca a primeira medalha.

Diego Carlos – futebol

Diego Carlos esteve com a seleção brasileira em jogos das Eliminatórias — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Diego Carlos esteve com a seleção brasileira em jogos das Eliminatórias — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Atual zagueiro do Sevilla, da Espanha, Diego Carlosintegra a seleção olímpica brasileira que vai em busca da segunda medalha de ouro olímpica no futebol.

O defensor nasceu em Barra Bonita e foi revelado pelo Desportivo Brasil, de Porto Feliz. Diego Carlos teve passagem pela base do São Paulo, além do Estoril Praia e Porto B, ambos times de Portugal. Em Tóquio, a seleção brasileira estreia contra a Alemanha, nesta quinta-feira, às 8h30 (de Brasília).

Rafael Buzacari – judô

Judoca de Barra Bonita inicia busca por medalha na Olimpíada de Tóquio

Judoca de Barra Bonita inicia busca por medalha na Olimpíada de Tóquio

O judoca Rafael Buzacarini também vai representar Barra Bonita em Tóquio. Na modalidade, o atletafoi prata no Pan-Americano de Judô 2020, duas vezes bronze no Pan de 2014 e Jogos Sul-Americanos do mesmo ano.

Buzacarini vai para a segunda Olimpíada na categoria e representa o Brasil na modalidade meio-pesado até 100 kg. Em Tóquio, as disputas do judô estão previstas entre os dias 24 e 31 de julho.

Outros atletas da região

Atleta de Promissão é destaque do handebol brasileiro na Olimpíada do Japão

Atleta de Promissão é destaque do handebol brasileiro na Olimpíada do Japão

Fábio Chiuffa – handebol

Nascido em Promissão, Fábio Chiuffa integra a lista de 15 jogadores do time olímpico de handebol. Conhecido pela torcida, o ponta vai para sua segunda participação olímpica. Com o Brasil, Chiuffa conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2015, em Toronto.

Em Tóquio, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Espanha, Alemanha, França e Noruega. Na primeira partida, o time olímpico enfrenta a Noruega, na sexta-feira, às 21h (de Brasília).

Daniel Nascimento – Maratona

Daniel Nascimento treinando em Praia Grande — Foto: Jairo Marques - Prefeitura Municipal de Praia Grande

Daniel Nascimento treinando em Praia Grande — Foto: Jairo Marques – Prefeitura Municipal de Praia Grande

Daniel Nascimento é mais um brasileiro com chance de medalha em Tóquio. Na maratona de Lima neste ano, o atleta venceu a corrida com o tempo de 2h09min06s, o melhor tempo do Brasil na prova de 42 km em nove anos.

Nascido em Paraguaçu Paulista, Daniel fez o melhor resultado na estreia de um sul-americano na distância em toda a história. A maratona da Olimpíada de Tóquio está marcada para 7 de agosto.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias