Diário de São Paulo
Siga-nos

Após anos de sobe e desce, Paulista busca recuperar protagonismo no futebol de SP

Da equipe campeã da Copa do Brasil de 2005 e que chegou a vencer o River Plate na Libertadores do ano seguinte restaram apenas as lembranças – e o nome. Hoje,

paulista
paulista

Redação Publicado em 10/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h15


Da equipe campeã da Copa do Brasil de 2005 e que chegou a vencer o River Plate na Libertadores do ano seguinte restaram apenas as lembranças – e o nome. Hoje, a realidade do Paulista é muito diferente e o clube se prepara para a disputa da Segundona pela terceira vez desde que deixou a elite estadual, em 2014.

Lanterna da Série A3 de 2020, o Galo de Jundiaí retorna ao quarto nível do Campeonato Paulista e tem como meta para a temporada não apenas o acesso, mas também o título, algo que a equipe conquistou em 2019 no único respiro do clube nesse período.

– O Paulista entra na competição como protagonista. Infelizmente estamos na quarta divisão, mas somos um clube de primeira pela tradição. É claro que entramos com o foco de subir, buscar o acesso e o título, mas é um campeonato curto e muito difícil, onde não se pode errar. São apenas dois meses de disputa, então buscamos atletas que estamos estudando e monitorando desde o ano passado – explica Rodrigo Alves, presidente do Paulista.

Se dentro de campo as coisas não foram fáceis para o clube nos últimos anos, fora dele o cenário não é diferente: crise financeira (que levou até à rifa de uma medalha do título da Copa do Brasil) e até mesmo a suspensão pelo suposto envolvimento em um esquema de manipulação de resultados fizeram parte da realidade da equipe de Jundiaí nas últimas temporadas.

Apesar das dificuldades vividas no período, o Galo busca um recomeço e, para isso, segundo o mandatário, a montagem do elenco foi pensada não apenas para essa temporada, mas também de olho no futuro.

– Trouxemos jogadores com muito cuidado, muita análise. E jogadores que tenham o perfil de disputar esse ano conosco e que pretendemos segurar, para que no próximo campeonato não tenhamos que contratar novamente 30 jogadores. Queremos jogadores que estarão conosco, independentemente de conquistarmos o acesso ou não, para que o clube possa manter uma base.

Ricardo Chuva orienta jogadores do Paulista durante treino de preparação para a Segundona — Foto: TV TEM

Ricardo Chuva orienta jogadores do Paulista durante treino de preparação para a Segundona — Foto: TV TEM

Sob o comando de Ricardo Chuva, o elenco do Paulista treina há mais de dois meses. O grupo é formado por alguns jogadores que já trabalharam com o treinador em outros clubes, entre eles o zagueiro Bressan, campeão pelo clube em 2019.

Em pré-temporada, o Galo disputou sete jogos-treino: vitórias sobre União Suzano (3 a 1), Independente de Limeira (1 a 0) e União Mogi (1 a 0), empates com Mauá (0 a 0), Ponte Preta sub-23 (1 a 1) e Rio Branco (0 a 0) e derrota para o Mogi Mirim (1 a 0).

O Paulista integra o Grupo 4 da Segundona ao lado de Colorado Caieiras, Flamengo-SP, Guarulhos e Mauaense. A estreia do Galo está marcada para o dia 22 de agosto, às 15h, contra o Flamengo-SP, no Jayme Cintra, em Jundiaí.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe